Se você vai à Paraty precisa fazer um passeio de escuna. Quem gosta de passeios mais privativos, há outras opções, como alugar lanchas e barcos particulares.

As escunas desse tipo de passeio turístico possuem banheiros (feminino/masculino), serviço de bar e restaurante a bordo, oferecem água e refrigerante (que são gratuitos muitas vezes). As bebidas alcoólicas são cobradas separadamente. Não recomendado comer nada, porque,  as condições da cozinha na escuna não são muito higiênicas. Além disso, o preço é alto se a pessoa for considerar o custo/benefício/qualidade. Vários estrangeiros que vão para Paraty levam seus próprios lanchinhos (biscoitinhos, sucos e afins). Em algumas, oferecem música ao vivo durante o passeio.

Viagem à Paraty

Vantagens desse passeio turístico em Paraty: Pode-se conhecer praias mais longínquas, mergulhar em alto mar e conhecer lugares magníficos. As escunas de Paraty seguem um padrão de visitas para as praias e contemplam os seguintes locais: Lagoa Azul, Praia da Lula, Saco da Velha, Ilha Comprida, Ilha da Sapeca e Praia Santa Rita. Em alguns desses lugares elas só passam, mas não param. O visual é incrível. O passeio de escuna sai bem mais barato que se a pessoa alugar um barco ou lancha.

Desvantagem: As escunas possuem capacidade para mais de 100 pessoas. Não é um passeio tão privativo, mas o custo x benefício vale a pena. Além disso, o passeio segue um roteiro, sem espaço para mudanças. Nem pense em querer conhecer outros lugares.

Viagem Paraty

Como negociar o preço do passeio de escuna? Na baixa temporada sempre é mais barato. Muitos vendedores do passeio circulam pelo centro histórico de Paraty. Não aja por impulso e compre nesse local. O conselho aqui é comprar o passeio no Porto de Paraty porque lá é possível saber todos os preços e escolher aquele com melhor preço. As escunas possuem um padrão (=tudo igual). Então, não faz diferença comprar em uma ou outra. Pechinchar sem vergonha com o vendedor é outra recomendação. Eles sempre abaixam o preço, se a pessoa insistir um pouco.

Como escolher uma escuna? Pelo preço e verifique se tem todos os coletes salva-vidas para sua segurança.

Passeio de escuna de Paraty

O que não combina com passeio de escuna? Bebida alcoólica não combina com passeio de escuna. Os riscos de afogamento aumentam com a ingestão de bebidas.

Tempo de passeio. Em geral, o passeio de escuna sai pela manhã (por volta de 10-11h) e retorna na parte da tarde (em torno de 15-16h). Esse é um passeio turístico que merece o dia todo.

O passeio de escuna em Paraty é algo que você não pode deixar de fazer. Fique mais perto das belezas naturais e respire ar puro em alto mar.


Imagens:
© Viagem Digital

Marcadores:

GOSTOU? Então cadastre seu email e receba as últimas novidades

Veja também

Sobre a autora

Fundadora e editora do Viagem Digital. Sou graduada em turismo, mestre em Ciências Sociais e pesquisadora de consumo. Trabalha com mídias sociais, SEO, produção de conteúdo e internet. Viajar é o que mais gosto! Acredito na diversidade, na conexão com os lugares e com as pessoas. Viajar é mais que marcar pontos no mapa. É experiência, aguçar os sentidos, ampliar os horizontes de vida. Viajar inspira a vida! Venha comigo nessa viagem!