Quando alguém decide ir para Miami é preciso tentar compreender a dinâmica e o desenho da cidade.

O intuito do post é dedicado para quem vai para Miami pela primeira vez.

Quero apresentar um quadro geral da cidade para melhor entendimento de algumas sutilezas turísticas.

Sabe aquela coisa de quando vamos viajar e pensamos: por onde começar? Bem, o artigo é ótimo para quem está começando a planejar uma viagem para Miami.

Legalmente, Miami e Miami Beach são dois municípios diferentes, que pertencem ao condado de Miami-Dade. Por isso, Miami Beach não é parte de Miami como muitos turistas pensam. Miami-Dade é um município parte sudeste da Flórida. E a sede do condado de Miami-Dade é Miami. Miami é uma cidade costeira. Miami Beach é a baía (ilha) do lado direito de Miami, banhada pelo Oceano Atlântico (entre Biscayne Bay e Miami). É ligada em Miami por uma série de pontes.

Viagem - Miami - Miami Beach - South Beach

Mapa com Miami e Miami Beach | Imagem: Google Maps

Visualmente, quando você está circulando por lá, Miami e Miami Beach se confundem, de fato. E, não se pode deixar que uma atração de Miami é fazer cruzeiros pela região do Caribe e proximidades.

A área turística conhecida pela praia e outros atrativos é Miami Beach. Ou seja, o destino turístico é Miami Beach. É para onde a “galera” costuma ir. Inclusive, é chamada por muitos de “cidade resort”. É Miami Beach o importante centro de entretenimento internacional.  Atualmente, movimentos culturais e artísticos surgem também de outras regiões, como o Pérez Art Museum Miami, Little Havanna e, até mesmo, Hialeah e Wynwood.

Já South Beach é parte sul da ilha de Miami Beach (perto da 23rd Street). Também chamada de SoBe, já foi até cenário do filme “Scarface” (1983). E, na mesma época de “Miami Vice”, começa a se consagrar como um destino turístico interessante por meio de uma série de gentrificações.

As principais atrações de Miami Beach estão aqui. E, também, é a região mais cara de Miami Beach. É nessa parte que você vai encontrar a Galeria Romero Britto, a famosa arquitetura Art Deco, casas noturnas, bares, restaurantes. As ruas mais famosas – do ponto de vista turístico – são Collins Avenue, Lincoln Road e Ocean Drive. O agito acontece por aqui.

Como escolher a hospedagem em Miami?

Quando entendemos as regiões, logo vem a pergunta: “- Qual é o melhor lugar para hospedar”? A hospedagem mais cara está concentrada na região de South Beach. Na minha opinião, tudo vai depender do interesse + orçamento + tempo. Quer pegar uma praia? Curtir South Beach? Restaurantes de South Beach? Ou, a concentração total é compras? Quem está lindo loucamente para comprar, vale ficar em outra região e apenas fazer umas visitinhas em South Beach.

Vou lhe dizer que South Beach é uma região difícil de achar estacionamento público e os privados são muito caros. Todos os hoteis praticamente cobram pernoite do carro e não são nada baratos. Então, quem vai alugar um carro e quer ficar em South Beach, vale considerar isso. Quem quer curtir mesmo South Beach, vale ficar sem carro pela região.

No meu caso, eu fiquei 2 dias em South Beach sem carro. Usei transporte público e circulei a pé. Depois, para o período de compras, fui pra outra região.