Muita gente enxerga Miami apenas como uma lugar para compras.

É preciso ampliar a perspectiva de turismo em Miami! Há muitos lugares bacanas que podem ser visitados. Determinados lugares turísticos sempre nos mostrarão um pouco da história, da dinâmica e da cultura da cidade.

O post de hoje traz um ponto turístico de Miami Beach chamado Memorial do Holocausto (Holocaust Memorial). É algo para fazer em South Beach que vale a pena. Não vá com pressa! Esse passeio em Miami Beach é para refletir, pensar sobre a humanidade e aprendermos mais.

Em, 1984 um grupo de sobreviventes do Holocausto se uniram por uma ideia – criar um memorial permanente em Miami em homenagem aos 6 milhões de judeus que morreram no nazismo. O sul da Flórida possui uma das maiores populações de sobreviventes do Holocausto dos Estados Unidos.

Ponto turístico em Miami - Memorial do Holocausto em Miami

O Memorial passou por um longo processo até a sua construção definitiva, com a sua inauguração em 4 de fevereiro de 1990. O arquiteto responsável foi Kenneth Treister.

Miami Beach foi o lugar escolhido para construir esse memorial. A cidade de Miami possui uma forte e rica influência cultural da população judaica. É impossível não sair daqui sensibilizado, “mexido”… O passeio nos pensar no quanto é desolador ter ocorrido uma catástrofe como o Holocausto.

Turismo Miami - Memorial do Holocausto - Holocaust Memorial

Turismo Miami dicas - Memorial do Holocausto

O local possui várias esculturas, jardim, cúpula, muro em homenagem aos mortos pelo Holocausto… É diferente de tudo que já visitei. Você sente a atmosfera triste, oriunda desse terrível momento histórico da humanidade. É um local para visitar com calma, contemplar, pensar… É uma maneira distinta de “turistar”…

Lugar para visitar em Miami Beach - Memorial do Holocausto

O que fazer em Miami Beach - Memorial do Holocausto

O lugar é lindo e, ao mesmo tempo, transmite muita tristeza. Temos a obrigação de honrar os mortos desse momento negro histórico. E, mais – celebrar o valor do ser humano, a diversidade cultural e étnica e o respeito ao próximo… E, ainda trazer para os nossos dias a reflexão sobre os grupos minoritários na sociedade que sofrem preconceitos.

Museu do Holocausto em Miami Beach - Inscriação no muro

Sim. Ainda que eu ande pelo vale da sombra, da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo.

Essa foi uma visita emocionante, especialmente porque ocorreu um evento que ficou na minha memória. Lembro-me que no dia em que eu estava visitando o lugar alguns turistas judeus chegaram também para visitar. Uma senhora e uma jovem do grupo começaram a chorar. Isso me comoveu mais ainda. Bem, esse é um lugar que vale a pena visitar!

Ponto turístico em South Beach - Memorial do Holocausto

E, ali do ladinho do Memorial está o Miami Bothanical Garden que é outro lugar interessante!

A visita ao Memorial do Holocausto é gratuita. O Memorial é um negócio sem fins lucrativos e eles pedem uma doação. É claro que é uma merecida doação!

Memorial do Holocausto Miami Beach
Site: http://holocustmemorialmiamibeach.org/
Funcionamento: Diariamente de 09:00-21:00h
1933-1945 Meridian Avenue, Miami Beach