Quem vai viajar para o exterior, quer dirigir em outro país e/ou pensa em alugar carro pode precisar da permissão internacional para dirigir. Isso é o que popularmente chamam de carteira Internacional de Habilitação.

Muitos países não aceitam a carteira de habilitação do país de origem do turista. O melhor é ter esse documento de viagem em mãos.

No Brasil, o pré requisito para tirar a carteira internacional de motorista é possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do modelo atual (com foto) em vigência.

Segundo o Detran-MG, O PID tem a validade de acordo com o documento de habilitação. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito):

“O prazo de validade da PID, a categoria da habilitação e as restrições médicas são os mesmos referentes a CNH e na hipótese de ocorrer qualquer alteração no cadastro do condutor a mesma deverá ser incluída no respectivo documento internacional de habilitação.”

Carteira Internacional de Habilitação

Como tirar a carteira internacional de motorista? O condutor precisa ir ao órgão e/ou entidades responsáveis de trânsito (Detran) da cidade, emitir o boleto da taxa (D.A.E – Documento de Arrecadação Estadual) e pagá-lo. Em seguida, solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Geralmente, o órgão responsável envia o PID para a casa do motorista. O valor da taxa varia por localidade.

O condutor também pode solicitar a carteira internacional pela internet e fazer tudo sem precisar ir ao Detran (para carteiras de habilitação com foto). Grande parte das capitais oferecem essa opção de serviço. A pessoa faz o pedido pela internet, paga a GRE (Guia de Recolhimento Estadual) e a permissão internacional para dirigir chega pelos Correios na casa do condutor. Demora cerca de 30-40 dias para chegar. Vamos combinar que dessa forma é muito fácil!

Tirar a carteira internacional de motorista é mais fácil que parece.

Viagem segura é viagem planejada! Aproveite melhor a sua viagem com o site VIAGEM DIGITAL!