A hospedagem em Buenos Aires é algo bem diversificado. Em outro post, resolvi dúvidas de leitores e abordei sobre o assunto: ficar em hotel ou alugar apartamento em Buenos Aires? Antes de pensar em alugar apartamento, é preciso saber se vale a pena.

Quando fui alugar apartamento em Buenos Aires, eu tive muita dificuldade de encontrar informações (sites/blogs) que detalhavam exatamentente como funcionava o processo de aluguel. Por isso, resolvi detalhar a forma que o procedimento ocorre de maneira geral para todos, na maioria das empresas que prestam esse serviço. Vale muito a pena ler o relato da Carla Portilho, do blog de viagem Idas e Vindas.

As empresas possuem sites (quase todos possuem versão inglês/espanhol) que mostra todo o apartamento, com fotos dos cômodos e informações sobre os itens que o apartamento possui (eletrodomésticos em geral, toalhas), se possui internet (” mão na roda”), se há restrições (não pode cachorros, crianças).

Para cada apartamento, há um calendário que mostra as datas e a situação do apartamento (alugado/disponível). O preço de cada apartamento também aparece no site.

O turista faz a reserva e, em seguida, a empresa entra em contato com o turista. Na maioria dos casos há uma taxa administrativa (aproximadamente $ 40,00). Se houver cancelamento, essa taxa não é devolvida. Com isso, o apartamento é reservado.

Quando a pessoa chega ao apartamento pela primeira vez, há um funcionário da empresa esperando para fazer o check-in (chegada). Nesse momento, paga-se todo o valor da estadia + uma taxa de segurança (que é uma espécie de caução) e o contrato.

Alugar apartamento em Buenos Aires

No momento do check-out (saída), o funcionário da empresa devolve essa taxa de segurança, após conferir o estado do apartamento e verificar uma lista com os itens principais do apartamento (eletrodoméstico/etc). A moeda para o pagamento do aluguel pode ser em pesos argentinos ou em dólares. A organização das empresas que alugam apartamento é impressionante.

O aluguel pode ser por dias, por mês. Depende da necessidade de cada turista. Tem muita gente que viaja e aluga um apartamento para estudar língua espanhola, por exemplo. Todo o contato pode ser feito pela internet, sem a necessidade de realizar uma ligação internacional. As empresas que alugam apartamentos em Buenos Aires estão super bem preparadas para o “universo on line” (diferente do Brasil). Thank’s God!

Alugar apartamento em Buenos Aires é bem mais fácil e simples que parece. Fazer isso no Brasil dá insegurança. Imagine em outro país?

Gente, quem for viajar para Buenos Aires, alugar apartamento e estiver passando pelo VIAGEM DIGITAL, vou pedir para deixar comentários sobre a experiência nesse quesito com o intuito de ajudar outros viajantes! Cada experiência de viagem é única!

Imagem:
Marek Camargo (Wikimedia Commons)