Muitos brasileiros que pretendem viajar para o exterior precisam tirar o passaporte. O passaporte é o documento que identifica a pessoa em qualquer lugar do mundo. Uma forma de segurança para quem viaja e para o país que recebe os turistas.

A lista de documentos para quem vai tirar o passaporte comum brasileiro é extensa. Quem vai tirar o passaporte precisa se organizar. O requisito principal é ser brasileiro nato ou naturalizado.

Quem vai requerer o passaporte precisa apresentar todos os documentos originais (não vale cópia) em um posto do Departamento de Polícia Federal (segue o Decreto Nº 1983, de agosto de 1996)

Na atualidade, não é preciso mais levar fotografia. A foto é coletada no momento do atendimento. Por isso, deve-se verificar se na unidade do Departamento da Polícia Federal precisa de agendamento prévio. A maioria dos locais exige agendamento prévio.

Tirar passaporte

Os documentos para tirar passaporte são:

– Carteira de identidade civil (RG).

– Certidão de casamento. Para as pessoas que tiverem sido casadas, separadas ou divorciadas.

– Título de eleitor e comprovante das últimas votações (de todos os turnos). Quem não tiver os comprovantes, deve tirar a certidão de quitação eleitoral no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do estado correspondente.

– CPF (Cadastro de Pessoa Física). Caso o RG não constar o número.

– Documento de comprovação de quitação com o serviço militar (para o sexo masculino).

– Certidão de naturalização (para quem é naturalizado).

– Comprovante bancário da Guia de Recolhimento da União (GRU) da taxa de emissão do passaporte paga.

– Passaporte anterior (quem tiver, válido ou não).

– Quem tiver o passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou imigração estrangeira (no Brasil ou no exterior) por negativa de visto ou deportação, não está impedido de requerer novo passaporte.

Outros documentos podem ser exigidos se o órgão julgar necessário, segundo a legislação brasileira.

Caso a pessoa for menor de 18 anos, deve consultar os documentos adicionais e as precauções para tirar o passaporte.

O passaporte é como se fosse uma identidade internacional. Aproveite melhor a sua viagem e obtenha todas as informações necessárias.

Imagem:
Wikimedia Commons