Brasileiro que quer viajar para o Canadá precisa de visto!

O processo para tirar o visto canadense é bem simples. Você pode fazer toda a aplicação via internet ou na VAC (Central de solicitação de vistos).

Se você opta pelo visto on line, não há entrevistas e não é preciso viajar para finalizar o processo de visto (como para tirar o visto dos EUA).

Quem está querendo visto canadense, indico fazer todo o processo on line.

É cômodo, mais rápido e com menor custo para quem vive nas cidades que não há VAC. Você pode até encontrar alguma dificuldade, como eu encontrei, mas é a melhor opção! Não tenha medo! Agora em 2014 houve algumas mudanças e, a meu ver, ficou mais fácil ainda.

No meu caso, fiz o pedido de visto canadense para mim e para o meu marido.

Com o intuito de ajudar, o post de hoje é sobre Passo a passo do visto do Canadá on line (para turista). Não posso deixar de citar que parte de minha experiência particular.

Após o meu processo, algumas mudanças para solicitação do visto para o Canadá ocorreram. Gostaria de atualiza-los e informa-los que brasileiros que possuam alguns requisitos não precisam mais de fazer aplicação on line. Será preciso apenas emitir uma Autorização Eletrônica de Viagem (by CIC).

Para saber mais detalhes e se encaixa no perfil, veja: brasileiros dispensados de visto canadense (requisitos e informações)

Quem não possui os requisitos exigidos pelo governo canadense continuará precisando fazer todo o processo de requerimento detalhado abaixo! All right?

Requerimentos para fazer o pedido de visto on line

  • Internet disponível (claro!);
  • Saber inglês ou francês (há essas duas opções para navegação no site). Nada complicado. Optei por inglês;
  • Você vai precisar de scanner ou câmera fotográfica para enviar a imagem dos documentos digitalizados;
  • Passaporte com validade de no mínimo 6 meses;
  • Cartão de crédito internacional para pagar a taxa de aplicação do visto (Visa, MasterCard ou American Express).
Visto canadense

 Passo a passo para a aplicação do visto canadense on line

1. Preencha o questionário de elegibilidade

O questionário vem antes da aplicação on line. É preciso entrar no site do CIC [http://www.cic.gc.ca/]. Escolha a língua de sua preferência (inglês ou no francês). Em seguida, vá na parte Imigração -> Visita -> Visita como turista. O CIC abre uma página com as orientações gerais. Encontre a parte elegibilidade. O questionário de elegibilidade traz algumas perguntas básicas para quem quer obter o visto, como nacionalidade, idade, estado civil, entradas e saídas do Canadá, perguntas de segurança, tempo de viagem, se a aplicação inclui também membros da família. Preste atenção porque se alguém vai com você aparecerá uma pergunta questionando se vai alguém da família com você (“Do you want to submit an application for a family member?”). Ao final, após o preenchimento da elegibilidade e envio, o sistema gerará um código, chamado “personal checklist code”. É com esse código que poderá fazer a sua conta no “My CIC” para a aplicação on line. Após o recebimento do código, você tem até 2 meses para fazer a aplicação on line.

2. Aplicação do visto on line

O aplicador deve criar uma conta no MyCic. Usei o GC Key. Um campo vai pedir o Personal Checklist Code. Criará senha, login, perguntas de segurança. Se houver algum membro da família que viajará junto com o aplicador, não é preciso criar outra conta. O processo de visto do membro da família estará vinculado ao aplicador. Eu fiz o processo de pedido de visto para mim e para o meu marido.

Nesta etapa, é preciso anexar todos os documentos requeridos, incluindo os formulários. A indicação é preencher na língua escolhida. Preenchi tudo em inglês. Já ouvi relatos de pessoas que preencheram em português e obtiveram o visto, mas eu preferi não arriscar.

É possível anexar os documentos e ir salvando aos poucos. Você tem até 60 dias para submeter a sua aplicação.

O meu conselho é preparar todos os documentos necessários e, só depois, fazer o upload de tudo. Antes de fazer o upload, revise tudo! Após o upload feito, não tem jeito de mexer no documento (pelo menos eu não consegui alterar mais). E, em seguida, você vai fazer a submissão desses documentos on line. A relação de documentos segue abaixo!

* Documentos para o aplicador para visto de visitante

Formulário IMM 5257. Nesse formulário contém detalhes pessoais, informações de contato, detalhes sobre a visita no Canadá, educação, trabalho e outras informações adicionais. Após o preenchimento, deverá ser validado e gerará um código único. Deve-se anexar para a submissão o PDF do formulário IMM 5257 com o código de barras.

Marriage License/Certificate. Documento que comprove que a pessoa é legalmente casada. Usei a certidão de casamento.

Itinerary/Travel. O bilhete do voo da viagem para o Canadá e/ou o itinerário de viagem. Eu não havia comprado as passagens de avião e anexei apenas um breve itinerário de viagem. Eu fiz um breve roteiro com os pontos: voo, acomodação e lugares de interesse para visitar. No caso, voo e acomodação – coloquei a data pretendida e o lugar pretendido, mesmo sem nada fechado ainda. Os lugares de interesse quis acrescentar vários lugares de Vancouver que tínhamos interesse em conhecer, incluindo pontos turísticos famosos. Não faça a loucura de comprar a passagem de avião com o intuito de obter o visto canadense. Conheço pessoas que fizeram isso e tiveram o visto negado. Passagem de avião não é garantia de visto.

Purpose of travel. Você vai informar o que você está indo fazer no Canadá. Eu expliquei que o propósito era turismo e o nosso destino de interesse (Vancouver), incluindo o período que pretendíamos ir. Como fazia parte da nossa lua de mel, evidenciei esse dado também. Um parágrafo simples.

Proof Means of Financial Support. Aqui é todo e qualquer documento que comprove que a pessoa possui dinheiro para se manter no Canadá. Anexei o extrato bancário dos últimos 5 meses e a declaração do imposto de renda (em um único documento). O governo do Canadá traz as seguintes opções para essa parte: extrato bancário dos últimos 4 meses, recibo de salários (contra cheque e outros), carta de emprego, prova de ativos financeiros ou negócios, carta da instituição de ensino com comprovação financeira (no caso quem viaja financiado pela universidade), carta de alguma instituição que lhe conceda dinheiro (quem viaja financiado por qualquer instituição).

Passport or Travel Document. A cópia do passaporte. O mais importante é a página que tem a data de nascimento, país, número do passaporte (páginas 2 e 3 do passaporte brasileiro)… E, de acordo com as indicações, todos os vistos e carimbos de visita em outros países. Coloquei tudo em um único documento de PDF.

Digital Photo. A recomendação é que a foto tenha pelo menos 35mm x 45mm e colorida. O arquivo não pode ter menos que 60 KB. Usei a foto que tirei para o visto americano. Quando fui tirar foto para o visto americano, pedi para a loja de fotografia me passar a cópia digitalizada. Como a fotografia era atual, anexei essa mesma.

Business Registration. Documento de registro de empresa, se o aplicador for empresário/empreendedor.

Formulário IMM 5707 (Family Information). Deve ser preenchido todas as informações da família do aplicador (terá que preencher nomes e alguns dados das pessoas da sua família nuclear, mesmo que essas não irão viajar com você). Não precisa assinar, já que será enviado via internet.

Travel History. O governo canadense quer saber um pouco do seu histórico de viagem. Ele é claro ao afirmar que quer comprovação válida caso tenha visto americano, comprovação de outros vistos, cópia dos últimos passaportes (usados dentro dos últimos 10 anos para viagens no exterior), carimbos de entradas e saídas, permissões de trabalho e de estudo em outros países, outros vistos válidos e expirados… Eu anexei apenas o visto americano e carimbos de todos os países visitados. Anexe tudo que tiver disponível!

Letter of Explanation (documento adicional). Esse aqui é opcional, caso queira acrescentar mais alguma informação que julgue importante para o seu processo de análise. Eu anexei o objetivo da viagem como turismo. Algo bem breve, apenas um parágrafo.

* Documentos do membro de família (que vai viajar com o aplicador)

Formulário de aplicação para visto de visitante (IMM 5257), Passport or Travel Document, Digital Photo, Family Information Form (IMM 5707). Deve-se anexar os documentos com os dados do membro de família que vai viajar junto.

3. Pagamento da taxa do visto

Após a submissão de todos os documentos, o usuário será enviado para uma tela de pagamento. A taxa deve ser paga com cartão de crédito (Visa, MasteCard ou American Express). Aceita alguns cartões pré-pagos de viagem também. O valor da taxa foi 100 dólares canadenses.

4. Envio do passaporte para o Consulado Geral do Canadá

Caso o seu visto seja aprovado, o órgão enviará uma mensagem (dentro do MyCic), solicitando o passaporte para completar o processo de visto. Nessa mensagem, haverá um link com as opções de lugares no Brasil para enviar. Eu optei pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Coloquei o passaporte em um envelope e enviei com registro de recebimento. Pede-se para enviar os passaportes e outro envelope com o seu nome preenchido como destinatário e o lado do remetente em branco. O Consulado usa esse envelope para enviar o seu passaporte com o visto.

  • Pingback: Página não encontrada | Viagem Digital

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Carol,

    Pelo que entendi, no seu caso, você possui auxílio financeiro dos seus pais. Nesse caso, geralmente, é preciso mostrar o comprovante de renda dos pais. Peço-lhe, gentilmente, para entrar em contato com a VAC (Central de Solicitação de Vistos), que eles irão lhe informar isso com exatidão. Como esse não foi o caso da minha aplicação para pedido de visto, realmente não sei lhe dizer com certeza.

    Obrigada por seu comentário!

    Beijinhos. Cris.

    • Tiago RF

      Bom dia,
      vim aqui para agradecer o post que foi muito útil p mim. E pra registrar minha experiência.
      Após 7 dias corridos de eu ter submetido a aplicação online, eu recebi a messagem com a carta de aceitação hoje.
      MUITO FELIZ!!!! CANADA cada vez mais mostrando como se faz para o vizinho chato.
      Mais uma vez obrigado pela ajuda.

      • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

        Tiago,

        Nossa! Que beleza! Eu também fiquei feliz por você! Que legal que o post lhe ajudou no processo de tirar o visto! Parabéns! Aproveite bastante a sua viagem. E, volte aqui para ver algumas dicas de passeio no Canadá!

        Abraços. Cris.

      • Tiago RF

        Volto sim, estou querendo entrar pro Chicago ja que consegui uma passagem em conta pra la. Vou ver as dicas, sim.

        Agora, deixo registrado aqui o péssimo serviço do VFS Canada.

        Antes, não era necessário o serviço deles. O passaporte podia ser enviado direto para o Consulado sem problemas.

        Agora, além de tá demorando mais o retorno, eles estão cobrando 3 taxas abusivas e sem coerência..

        Uma delas é para o retorno do passaporte via correios de 120 reais para minha região. Sendo que o correios mesmo, não cobra nem 60 reais para o mesmo.

        A outra taxa esquisitona é a de transmissão com segurança de 63 reais. Nunca vi isso. Manda sem segurança mesmo, se é pra mandar pelos correios.

        O total de taxas deu 267 reais. Com mais envio por sedex 10, quase 400 reais . Junto com a taxa do visto de 100 dolares , o visto canadense em si , tá custanto quase 600 reais para quem mora em cidade que nao tem VFS e consulado.

        A pergunta é : existe visto mais caro que esse ?

        VSF trouxe burocracia e taxas abusivas.

        Abraço e obrigado pelo post mais uma vez.

      • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

        Tiago,

        Obrigada por seu comentário, mais uma vez.

        Realmente, essas taxas são recentes. Não tive que paga-las. Apenas a do visto normal. E, via Correios com “aviso de recebimento” para ter certeza que receberam os meus documentos por lá. Muito estranho mesmo.

        Abraços,

        Cris.

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Rafaela, querida,

    No meu caso, visto para turista, não precisei traduzir nenhum documento. Todos os documentos anexados como comprovante estavam em português. Somente o formulário que preenchi tudo em inglês.

    Obrigada por seu comentário!

    Abraços e Beijos. Cris.

  • Fernanda Portelli

    ola,estou com problemas no site, pois vem dado erro direto dizendo que a pagina nao esta disponivel,estou solicitando visto para mim e minha irma junto e nao aparece o nome dele para anexar os documentos. já estou tentando ha 7 dias e nao consigo,alguem pode me ajudar?estou com passagens compradas para agosto,ja tenho o visto para EUA e o do Canada o site vem dado erro

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Fernanda,

      Obrigada por seu comentário!

      Não sei o que pode ser porque eu não tive esse tipo de problema durante a minha aplicação on line. É muito chato quando um problema ocorre nessas aplicações de visto.

      O melhor, talvez, seria você entrar em contato com a VAC (Central de
      Solicitação de Vistos). Como o post parte de minha experiência de aplicação, realmente não sei absolutamente nada o que dizer quanto a isso. Desejo-lhe boa sorte, querida!

      Peço-lhe, gentilmente, se conseguir resolver, que volte aqui e compartilhe conosco a sua experiência. Obrigada.

  • Darlan Arruda

    Boa Tarde,
    Estou com uma dúvida e gostaria de saber se você conseguiria me ajudar. Eu fiz todo o processo de solicitação do visto Online e agora estou com muita dúvida se devo enviar o passaporte diretamente pro endereço do consulado do Canadá em SP ou se devo enviar via CAV mesmo tendo feito tudo online por conta própria.

    Desde já agradeço!

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Ei Darlan,

      Obrigada por seu comentário!

      Eu não sei se entendi bem, mas vamos lá! Vou tentar lhe responder. Caso não seja isso, desculpe-me. Após submeter a aplicação, passado alguns dias, se o seu visto for aprovado, o órgão enviará uma mensagem para você dando as instruções sobre o envio de passaporte. Nessas instruções tem as opções de lugares que você pode enviar o passaporte. Siga as instruções e os endereços que eles citam na mensagem. Mas, só depois de receber a mensagem dizendo que o seu visto foi aprovado com as instruções. Não tem erro! O órgão responsável manda tudo explicadinho!

      Abraços. Cris.

  • Thais Silva

    OLá Boa Noite,

    Eu vou solicitar o meu visto no prroximo mês online, mas tenho uam duvida sobre os dois formularios, eu preciso assinar os dois? ou só o IMM5707E ? e essa assinatura é de caneta ou tem que se assinatura digital??

    Eu prefiro solicitar o visto sozinha , já tentei um vez por um despachante e desistir, nem cheguei a dar entrada no visto por que eles estavam pedindo documentos e valores em contas que nem o proprio consulado solicita. Então ao descobrir isso eu desistir do processo com eles.

    E decidir fazer sozinha.

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Thais, querida,

      Obrigada por seu comentário! Lindona, isso está escrito no post acima, em frente da explicação de cada item pra ser submetido. Bem, esses formulários não precisam ser assinados para quem opta por fazer a submissão on line. Após todo o preenchimento, o formulário gera um código de validação com código de barras. É só submeter esse. :P

      Sobre despachante, eu contei aqui um pouco sobre a minha experiência com essa “coisa” de tirar visto e afins. Veja só: http://www.viagemdigital.com.br/despachante-visto/

      Se você quiser deixar a sua opinião sobre o assunto, ficaria muito agradecida.

      Espero tê-la ajudado! Após, fazer todo o seu processo, volte aqui e me conte como foi para você, se achou fácil, se deu certo! A sua experiência é muito importante por aqui para todos os viajantes! Beijinhos. Cris.

      • Thais Silva

        Obrigada linda, por responder.
        Eu vou solicitar o visto em Julho. Assim que solicitar eu venho aqui e posto minha opinião. Mas já tenho a lista de documentos que devo enviar, vou aplicar online.

  • Lourenço Virgilio Queiroz da S

    Ola eis minha duvida……… o cartao de credito pode ser de terceiros ? se possivel poderia enviar a resposta para o meue-mail? desde de jaagradeco a atencao! tavores@gmail.com

  • Denise Rocha

    Olá Boa Noite!
    Estou na dúvida se devo mandar traduzir os documentos (holerites, extratos, Imposto de Renda e Certidão de Casamento) para o inglês. Pode me dar uma luz???
    *obs.: eu tb só encontrei no seu blog a explicação de aplicar o visto em família, muito tks!

    Abraço Denise

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      OI DENISE, QUERIDA!

      Obrigada pelo elogio por conta do conteúdo! Para visto para turismo, não precisa traduzir (não sei outros casos). Eu submeti tudo sem traduzir.

      Lembre-se que ocorreram algumas mudanças que passarão a valer a partir de março (2016). Veja aqui: http://www.viagemdigital.com.br/visto-canadense-brasileiros/

      Espero te-la ajudado! Depois, retorne aqui para contar se conseguiu! Adoro saber se deu tudo certo!

      Abraços, Cris.

  • larissa

    Olá boa noite, eu gostaria de saber se eu preciso traduzir os meus documentos antes de envia-los

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      OI LARISSA!

      Para aplicar na categoria turista, não precisa.

      Cris | Viagem Digital

  • Carol Ladwig

    Oi Cris , me tira uma duvida . Eu e meu marido iremos fazer um intercambio para o Canada, porém a nossa agencia esta cobrando CAD100,00 +R$400,00 irá ficar bem caro , então a minha duvida é : Eu posso ser a ‘aplicadora quem irá requisitar o visto e anexar meu marido junto ‘ no caso eu pagaria apenas CAD100,00 isso ? ou CAD 100,00 por pessoa ?

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Carol,

      Realmente não sei por que submeti o meu visto como turista (visitante). Na minha aplicação, coloquei o meu marido como aplicador e eu como anexo.

      Você não disse quanto tempo é o intercâmbio que irão fazer. Por que para o governo canadense isso faz toda a diferença também! Se for um curso de curta duração, pode obter o visto como visitante mesmo (turismo). Se for por mais tempo, vai precisar obter o visto de estudante mesmo.

      No site do governo canadense contém a seguinte afirmação:

      “A permissão de estudo não é necessária se você quiser fazer cursos de curta duração ou programas de estudo de seis meses ou menos. Você pode se inscrever em programas de curto prazo em qualquer instituição de ensino, independentemente de se é ou não é designada.

      Se, no entanto, que você gostaria de obter um visto de estudo para estudos de seis meses ou menos, você deve fazer para uma instituição de ensino designada.”

      No link: http://www.cic.gc.ca/english/study/study-changes.asp

      O meu conselho é verificar junto ao site do governo do Canadá (esse link é bem esclarecedor) e você pode tentar obter maiores informações no Consulado Canadense também (por telefone, e-mail…).

      Não sei se consegui lhe ajudar! De qualquer forma, se puder, volte aqui e me conte sobre como foi o processo, como decidiu. Eu fiquei bastante curiosa. Você está planejando ir quando?

      Cris

      • Carol Ladwig

        Oi Cris ,
        então é um intercambio de 2 meses então creio que seja somente necessário o visto de turista . Nos iremos em dezembro deste ano 2016 .
        ”Na minha aplicação, coloquei o meu marido como aplicador e eu como anexo” No caso a minha duvida é referente as taxas se eu fizer o mesmo procedimento que voce irei pagas duas taxas de tudo por ser 2 pessoas ? ou irei pagar apenas uma taxa ? No caso somente CAD100,00 ?

      • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

        @carolladwig:disqus faz um tempo que fiz esse processo. Mas, se não me engano, CAD 100,00 por pessoa (mesmo colocando o outro como membro da família).

        Beijinhos. Cris.

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Camila,

    Consegue sim, fazendo toda a aplicação para obter o visto. Cada caso é um caso. Então, é difícil dizer o tempo para aprovação, pois isso depende também da demanda que estiverem tendo com vistos. O meu demorou de 7-10 dias após toda submissão. Não lembro certinho o tempo. O passaporte demorou cerca de 15 dias para chegar após termos recebido o aviso de recebimento dos Correios. Nos comentários abaixo outras pessoas falam de prazos.

    Realmente, não sei lhe dizer sobre pegar o visto no consulado ou retirada por outra pessoa porque fiz tudo on line e enviei/recebi tudo pelos Correios. Quem conheço que fez, também fez assim.

    Espero tê-la ajudado um pouquinho.

    Abraços.

    Cris

    • Camila Guedes

      Obrigada!! Ajudou simm!! Só mais uma duvida, os 2 formularios eu preciso preencher, imprimir, assinar e escanear? Ou posso só preencher e enviar?

      • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

        OI QUERIDA,

        Quando eu fiz foi o seguinte: “Após o preenchimento, deverá ser validado e gerará um código único.”, conforme relatado no post acima. Nesse caso, após o preenchimento completo, tem um botão escrito validar. Você preenche, valida e em seguida submete. Sacou?

        Quando finalizar, volte aqui para contar a sua experiência – se conseguiu – tempo de resposta do consulado. Para ajudar outros viajantes.

        Obrigada por estar com o Viagem Digital!

        Cris.

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Elinha,

    Sobre os prazos que você pergunta, respondi abaixo, considerando a minha experiência, mas cada caso é um caso.

    Sobre detalhes do IMM 5257, realmente não tenho como responder porque eu não lembro detalhadamente. Eu até verifiquei se tinha uma cópia disso no meu computador, mas realmente não tinha.

    Acho que não ajudei muito, né? Depois, conte-me o que aconteceu? É sempre importante saber.

    Abraços,

    Cris.

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    JULIANA,

    Obrigada por seu comentário!

    Quando você está efetuando um processo de visto, deve sempre responder a verdade! As informações declaradas devem ser verdadeiras.

    Isso ocorreu durante o seu processo, porque, agora, alguns perfis de brasileiros são dispensados da aplicação on line para obtenção de visto, se já tiver visto americano. Se o brasileiro se encaixar no perfil, precisará apenas emitir um eTA (Eletronic Travel Authorization).

    Dê uma olhadinha se você se encaixa no perfil! O VIAGEM DIGITAL possui um post sobre isso:
    http://www.viagemdigital.com.br/visto-canadense-brasileiros/

    Espero tê-la ajudado.

    Cris.

  • Priscila DM

    Boa noite, Cris! Adorei o seu post e foi de grande ajuda! Só tenho algumas dúvidas que restaram. Eu pretendo aplicar em meu nome, e incluir o meu marido e o meu filho de dois anos. Eu precisaria enviar documentação referente apenas a minha pessoa, ou na pessoa do meu marido também (holerite, contrato social de empresa… etc?)? Outra questão… No caso, eu possuo o visto americano, e já fui varias vezes aos EUA. O meu marido, não. Eu preencho o visto normal para todos, ou posso pedir apenas a autorização (com o meu marido e filho inclusos? Como proceder se um membro da familia nao possui o americano? Agradeço muito pela resposta.

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Olá Priscila,

      Obrigada por seu comentário no Viagem Digital!

      Brasileiros com visto americano válido, passaporte válido (dentro da data de validade no período da viagem também, chegada por via aérea, não precisam de visto. A partir das novas regras, só precisarão emitir o eTA (Eletronic Travel Authorization). Viagem de turismo. Veja mais detalhes aqui ó:

      http://www.viagemdigital.com.br/visto-canadense-brasileiros/

      Quem não possui visto, a lei é incisiva – precisa de visto.

      Quando se faz o pedido da família (como eu fiz com meu marido, descrito no post acima), coloca-se o nome de requerente de um apenas e o outro entra como membro da família. No meu caso, coloquei o meu marido como requerente e coloquei-me como membro.

      Como o seu caso é bastante específico, acredito que o mais interessante seria você ligar para o Consulado Canadense para esclarecer com certeza antes de iniciar qualquer processo de submissão de pedido de visto.

      Não sei se lhe ajudei muito. Espero que sim!

      Não deixe de ver os posts fantásticos sobre o Canadá! Há lugares geniais para conhecer!

      Abraços,

      Cris.

      • Gi

        Esse ETA ainda não está valendo para brasileiros. :(

      • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

        Gi,

        Obrigada por me avisar! Quando havia visto no site constava que iria entrar em vigor a partir de março/2016. E, eu acabei nem entrando novamente para conferir. Já notifiquei para todo mundo que havia respondido errado.

        Desculpe o equívoco! Nossa! Quando será que isso entrará em vigor, hein? Eles estão atrasados! He. He. He.

        Beijinhos e obrigada, mais uma vez.

        Cris.

      • Gustavo

        O eTA esta funcionado para brasileiros? O proprio link que voce coloca no site, nega essa informação! http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?qnum=1097&top=16

      • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

        Gustavo,

        Obrigada por me avisar!

        Quando havia visto no site constava que iria entrar em vigor a partir de março/2016. E, eu acabei nem entrando novamente para conferir. Já notifiquei para todo mundo que havia respondido errado.

        A @Giselee:disqus também alertou-me sobre o equívoco!

        Beijinhos e obrigada, mais uma vez.

        Cris.

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Olá Priscila,

      Obrigada por seu comentário no Viagem Digital!

      Estava previsto que em março/2016, alguns brasileiros não precisariam mais de visto canadense. Só precisariam de uma autorização. Mas, pelo que consta no site do governo canadense. Isso ainda não está totalmente em vigor.

      Portanto, acredito que você precise entrar com o processo de visto normal.

      Quando se faz o pedido da família (como eu fiz com meu marido, descrito no

      post acima), coloca-se o nome de requerente de um apenas e o outro entra
      como membro da família. No meu caso, coloquei o meu marido como
      requerente e coloquei-me como membro.

      Não sei se lhe ajudei muito. Espero que sim!

      Não deixe de ver os posts fantásticos sobre o Canadá! Há lugares geniais para conhecer!

      Abraços,

      Cris.

  • Gi

    Humm..posso lhe ajudar! Coloque o endereço do hotel que você pretende ficar, ok?

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Juliana,

    Obrigada pelo seu comentário!

    Eu havia lhe respondido errado. O eTA (Eletronic Travel Authorization), pelo que consta no site do governo canadense, ainda não está disponível. Nesse caso, todos precisam entrar com o processo de visto para turismo mesmo.

    No futuro, o governo canadense vai facilitar a entrada. O post está aqui:
    http://www.viagemdigital.com.br/visto-canadense-brasileiros/

    Estava previsto para março/2016, mas, até agora, não iniciou.

    Desculpe o equívoco!

    Cris.

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Sergio,

    Visto de estudo é diferente de visto para turismo. Eu fiz visto de turismo. E, realmente, foi bem rápido. No caso, pelo que você descreve, você está visando a migração, né? Então, é outro caso, bem diferente do que descrevo no post.

    A reposta do visto para todos os casos, depende muito da relação de demanda, né? Quanto mais gente pedindo, mais a reposta demorará.

    Sobre diferença de tempo on line e com agência, eu realmente não sei. Depende do método que sua agência usou. O dia que ela deu entrada no seu processo. São muitos fatores, não é mesmo?

    Para visto de estudos, eu tive notícia de alguns amigos que pediram que receberam a resposta com 8 semanas. Isso ocorreu recentemente. É claro que cada caso é um caso.

    Você vai estudar onde no Canadá? Qual curso? Depois, me conte? Fiquei curiosa.

    Abraços,

    Cristina.

    • Sergio oliveira

      Olá Cristina, vou estudar Róbotica na Conestoga em Cambridge, ON. Após concluir a pós de 2 anos, vou trabalhar por 2 ou 3 anos e antes disso aplicarei para residente permanente.

      • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

        Sérgio,

        Que legal! O seu plano para imigrar para o Canadá me parece muito bom! Estou amadurecendo essa ideia de imigração também.

        Desejo-lhe boa sorte!

        Cris

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Pedro,

    Realmente, não sei lhe dizer. Afinal, cada caso é um caso, né?

    Pelo Economic Action Plan 2015 que o governo pretende implementar para promover o turismo, eu posso supor quem tiver o visto americano futuramente será mais fácil.

    No meu caso, eu já tinha o visto americano quando fiz o pedido para o visto canadense.

    O governo, por enquanto, parece ainda não ter implementado as novas medidas, mas você pode conhece-las aqui ó:
    http://www.viagemdigital.com.br/visto-canadense-brasileiros/

    Obrigada por sua participação por aqui!

    Abraços, Cristina.

  • Douglas

    Ola Cristina e pessoal, estou tentando fazer a aplicação para o visto de turista, porem não consigo download/abrir de maneira alguma o arquivo em PDF!
    Mais alguém aqui teve esse problema?
    Alguma solução?
    Abraços

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Douglas,

      Você precisa instalar a última versão do Acrobat Reader e o Windows precisa estar atualizado também. Caso não dê, realmente não sei qual seria o problema. Se você conseguir resolver o problema, volte aqui para relatar como resolveu porque esse pode ser um problema de outras pessoas que estão passando por esse processo de visto. Obrigada por seu comentário!

      Abraços,

      Cris | Viagem Digital

  • Pedro Geraldo

    Olá! Eu e mais dois amigos fizemos a solicitação pela internet e já recebemos a carta pedindo o envio dos passaportes. Será que dá pra mandar todos os passaportes num único envelope via Sedex e economizar?

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Pedro,

      Você deve fazer conforme o governo canadense indica na mensagem enviada. Não faça nada diferente do que é indicado. O contrário pode resultar problemas no seu visto.

      Abraços,

      Cris.

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Morais,

    Que bacana o seu comentário! Obrigada por compartilhar a sua experiência – tanto sobre o visto (mesmo que não conseguiu) quanto sobre a sua viagem do Chile!

    Fiquei feliz em saber que as dicas sobre o Chile do Viagem Digital foram úteis para você! Que bacana mesmo!

    Sobre o visto para o Canadá, eu submeti para mim e para o meu marido, mas coloquei ele como o solicitante geral. E, nesse caso, eu entrei como membro da família. Quanto aos formulários vou lhe confessar que não lembro detalhadamente porque fiz já faz algum tempo. Vou tentar verificar isso pelo sistema do governo canadense e volto no post para completar as informações. Se não me engano, um desses formulários o próprio sistema gera um para cada pessoa. Não tenho certeza se o IMM 5707 é para toda família ou para cada um. Acredito que seja para toda família do aplicador somente. Vou tentar acessar o sistema novamente e completo ainda essa semana.

    Sobre a taxa, o valor cobrado é por pessoa, por cada visto.

    Morais, não sei se lhe ajudei muito, mas espero tê-lo ajudado.

    Se puder comentar a sua experiência nos posts do Chile, de acordo com o que visitou, eu ficaria feliz e agradeceria muito. Essa troca de experiência é sempre boa para outros viajantes. Não é mesmo?

    Não deixe de acompanhar as dicas de viagem do Canadá. Estou postando várias! Você pretende ir para qual cidade do Canadá?

    Abraços,

    Cris.

  • Iara

    Boa Noite, estou “tentando” tirar o visto como turista online, só falta enviar o IMM5257, não estou conseguindo vincular no site. Estou perdendo as esperanças. Me ajude, please.

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Iara,

      É muito exaustivo mesmo quando ocorre problemas.

      A minha sugestão é você tentar fazer isso por diferentes browsers (Chrome, Firefox). Ás vezes, só de mudar o navegador, já resolve. Verifique se o seu PDF está certinho?

      Querida, espero que consiga resolver!

      Cris.

  • Marcio Pereira

    Olá Cris como está?
    Emiti eTAs para toda a minha família, mas como iremos visitar os EUA também de carro, descobri que preciso dos vistos, é isso mesmo né?
    Estou fazendo o processo Online e tenho submetido os forms que são solicitados no processo e nenhum deles pede anexos como holerites, carta do empregador, imposto de renda…, atualmente estes DOCs não são mais necessários nesta fase? Um outro item que tenho dúvidas é sobre um form de Custodianship que está sendo solicitado para meus filhos menores, porém meu caso é de Turismo e não Estudo, vc sabe se este item que está como requerido ele pode não ser enviado? Viajo em 20 de Julho e espero que agora ainda tenha tempo para conseguir o visto. Muito obrigado. Abraços

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Marcio,

      O site do CIC diz o seguinte sobre o visto de visitante:

      “Brasileiros, búlgaros e romenos ainda precisarão de um visto de visitante se dirigir para o Canadá dos EUA ou chegar de ônibus, trem ou barco, incluindo um navio de cruzeiro do Alasca (mesmo que alguém não saia do navio).”

      De acordo com o CIC, o eTA é somente para quem chega de avião. Você relata que visitará os EUA (de carro) e deve voltar. Portanto precisará de visto canadense. E do americano também, já que entrará nos EUA.

      Abraços,

      Cris.

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Ailton,

    Não tem que contratar empresa não!

    Após você fazer o preenchimento e salvar, o próprio formulário faz a validação digital e gera um código de barras. Esse mês submeti a minha aplicação para o visto canadense novamente e vi que alguns detalhes sobre essa aplicação mudaram. Eu vou atualizar o post essa semana. No mais, é isso mesmo que eu lhe falei!

    Muitíssimo obrigada por seu comentário por aqui!

    Cris | Viagem Digital

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Grace,

    Sinceramente, não sei dizer. Acho que a melhor maneira de resolver é ligar em um dos escritórios da VAC no Brasil para resolver com exatidão a questão. O aplicante é ele, não é? Penso que nesse caso para ele, o endereço é o dele no Brasil. Para você, como esposa e membro da família, realmente não sei dizer o que melhor se aplica. Mas, realmente você não vai com ele, já que está aí.

    E, me conta! Você está morando onde no Canadá?

    Obrigada por seu comentário! Peço-lhe mil desculpas por não saber a resposta.

    Cris | Viagem Digital

    • Grace Moraes

      Tô fazendo intercâmbio em Ottawa e tô amando. Não precisa se desculpar, é uma pergunta difícil mesmo, você sabe o número do vac? Não sabia que poderia ligar! Obrigada

      • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

        Muito bacana, Grace! Deve ser uma experiência única mesmo! Eu vou para Vancouver em outubro desse ano.

        Hoje em dia, há uma agência que faz o elo de ligação entre a VAC e o viajante. Na primeira vez que tirei o visto, era possível falar diretamente com a VAC. Parece que agora não. Outra maneira, talvez, seja tentar falar diretamente no consulado no Brasil.

        http://www.cic.gc.ca/english/information/offices/vac.asp

        Confira lá no fim da página da VFS, alguns telefones para entrar em contato.

        http://www.vfsglobal.ca/canada/Brazil/english/index.html

        Uma ótima jornada para você aí! Quando você conseguir sanar essa informação, deixe aqui seu comentário contando como ficou resolvido. Desde já agradeço.

        Abraços,

        Cris | Viagem Digital