Da seção “Pergunte ao Viagem Digital”, pergunta de leitores:

“Para viajar para o Chile como turista é preciso o visto? E passaporte?”

O trânsito de turistas brasileiros é permitido sem ser necessário o visto ou o passaporte. O Chile faz parte do Mercosul desde 1996.

Quais documentos brasileiros precisam para viajar para o Chile?

Brasileiros que irão viajar para o Chile precisam apresentar apenas a carteira de identidade. Viagens de turismo e/ou negócios com permanência de até 3 meses. Quem for ficar no país por mais tempo, precisa solicitar o visto chileno. Importante ressaltar que a carteira de identidade deve estar atualizada (máximo de 10 anos de data de emissão), em bom estado e deve ser emitida pelo órgão de segurança pública brasileiro.

Os turistas com a própria carteira de identidade conseguem viajar tranquilos pelo país. No entanto, a minha sugestão é tirar o passaporte, especialmente aquela pessoa que está planejando e organizando a sua própria viagem, sem agências. Motivos: mais barato e sem falar que o passaporte significa mais segurança para o turista em qualquer lugar do mundo. O passaporte é como se fosse uma identidade internacional.

Documentos em viagem para o Chile

Antes de visitar o Chile, verifique os documentos necessários para fazer sua viagem, de forma a garantir sua segurança burocrática. (Foto: www.thechileexperience.cl)

Desconto sobre impostos nos Chile

Brasileiros com passaporte e residência fora do Chile conseguem a isenção de um imposto sobre o preço do valor das hospedagens (IVA: Imposto sobre Valor Agregado). Esse imposto é de 19%. Esse desconto pode ser significativo ao fim da viagem para o Chile. Por isso, mesmo não sendo obrigatório, o melhor é tirar o passaporte e levá-lo. Descontinho em viagens é sempre bom. No fim das contas, esse valor de desconto na hospedagem é bastante significativo.

O dinheiro que sobra do desconto do IVA no Chile pode se transformar em passeios, presentes, souvenires ou, até mesmo, vinhos para traze para o Brasil. Não pense duas vezes. Tire o seu passaporte e viaje com descontos!

Quando for solicitar valores de diárias em meios de hospedagens no Chile, não esqueça de dizer que é o valor sem IVA. Muitos lugares enviam o preço da diária com o IVA.

Planeje sua viagem. Aproveite melhor a sua viagem com nosso site!