Da seção “Pergunte ao Viagem Digital”, pergunta de leitores:

“Para viajar para o Chile como turista é preciso o visto? E passaporte?”

O trânsito de turistas brasileiros é permitido sem ser necessário o visto ou o passaporte (mesmo que o Chile não faz parte do Mercosul).

Quais documentos brasileiros precisam para viajar para o Chile?

Brasileiros que irão viajar para o Chile precisam apresentar apenas a carteira de identidade. Viagens de turismo e/ou negócios com permanência de até 3 meses. Quem for ficar no país por mais tempo, precisa solicitar o visto chileno. Importante ressaltar que a carteira de identidade deve estar atualizada (máximo de 10 anos de data de emissão), em bom estado e deve ser emitida pelo órgão de segurança pública brasileiro.

Os turistas com a própria carteira de identidade conseguem viajar tranquilos pelo país. No entanto, a minha sugestão é tirar o passaporte, especialmente aquela pessoa que está planejando e organizando a sua própria viagem, sem agências. Motivos: mais barato e sem falar que o passaporte significa mais segurança para o turista em qualquer lugar do mundo. O passaporte é como se fosse uma identidade internacional.

Documentos em viagem para o Chile

Antes de visitar o Chile, verifique os documentos necessários para fazer sua viagem, de forma a garantir sua segurança burocrática. (Foto: www.thechileexperience.cl)

Desconto sobre impostos nos Chile

Brasileiros com passaporte e residência fora do Chile conseguem a isenção de um imposto sobre o preço do valor das hospedagens (IVA: Imposto sobre Valor Agregado). Esse imposto é de 19%. Esse desconto pode ser significativo ao fim da viagem para o Chile. Por isso, mesmo não sendo obrigatório, o melhor é tirar o passaporte e levá-lo. Descontinho em viagens é sempre bom. No fim das contas, esse valor de desconto na hospedagem é bastante significativo.

O dinheiro que sobra do desconto do IVA no Chile pode se transformar em passeios, presentes, souvenires ou, até mesmo, vinhos para traze para o Brasil. Não pense duas vezes. Tire o seu passaporte e viaje com descontos!

Quando for solicitar valores de diárias em meios de hospedagens no Chile, não esqueça de dizer que é o valor sem IVA. Muitos lugares enviam o preço da diária com o IVA.

Planeje sua viagem. Aproveite melhor a sua viagem com nosso site!

  • Daniel

    Bom dia, no caso de ter filhos de menor, somente o RG serve? Obrigado.

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Daniel,

      Esse detalhe sobre viajar para o Chile, eu realmente não sei lhe responder. Sugiro que entre em contato com a Embaixada do Chile no Brasil. Segue o contato:

      Embaixada da República do Chile em Brasília
      http://chileabroad.gov.cl/brasil/
      echile.brasil@minrel.gov.cl
      Endereço: SES Avenida das Nações, Quadra 803, Lote 11
      CEP 70407-900 – Brasília – DF
      Tel: +55 (61) 2103-6100
      Fax: +55 (61) 3322-0714 / 2966

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    OLÁ GUSTAVO,

    Obrigada por seu comentário!

    Pelo que eu sei, ao fechar a hospedagem pelo site da Decolar ou Expedia, o que se paga é o valor do voucher, que já está estabelecido no próprio site. E, nesse caso, não há descontos.

    Mesmo assim, você tem acesso aos nomes do meio de hospedagem. A minha sugestão é que você entre em contato com o lugar que vá se hospedar e esclareça essa situação. Realmente, não sei como funciona para esse caso que você explicita. Sinto por não saber lhe dizer.

    Cris!

  • Sascha Zibert

    oi…necessito URGENTE saber se eu como Croata mas tendo a carteirinha de visto permanente pro Brasil necessito de visto pra Chile? SOS por favor.

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Sascha Zibert,

      Obrigada por seu comentário! Não sei lhe informar como fica o visto na sua situação. Como é um caso muito específico, sugiro que entre em contato com a Embaixada do Chile. Os contatos estão nos comentários abaixo que já deixei aqui.

      Muito obrigada! Boa sorte! Cris.