As viagens podem agrupar projetos pessoais interessantes. Eu tenho um que é conhecer várias livrarias e bibliotecas pelo mundo.

Nem toda viagem é possível trazer essa ideia à tona, mas sempre que puder, irei executá-la. Não sei também o quanto ainda irei conhecer.

Quando estive em Vancouver (Canadá), dei um pulo em Seattle (Washington, EUA), que fica perto (2h30min). Conheci a Biblioteca Pública de Seattle (Seattle Public Library).

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos edifícios de biblioteca mais geniais que já vi!

O prédio é imponente e futurístico. Diferente de tudo que já vi. O entorno urbano de onde o prédio está não possui nenhum estilo arquitetônico parecido. Ela se destaca por si só. Design arrojado e hipnotizante! Eu estava subindo a rua e, de longe, a avistei, foi “emoção para valer”. Os “Seattleites” agradecem por essa maravilha! Esse espaço foi inaugurado em 23 de maio de 2004.

Seattle Public LibraryViagem Vancouver

Vancouver - Seattle

E, se tem uma palavra para definir a Seattle Public Library é impressionante! Por fora e por dentro! É um espaço de conhecimento único, muito bem estruturado. E, cada canto que você anda é uma surpresa, uma descoberta.

Eu soube que quando foi inaugurada houve algumas críticas negativas. Uma dessas foi sobre a equipe ter privilegiado a forma em detrimento da função. Talvez, tenha sido o alvoroço da inauguração. Realmente, é um projeto arquitetônico pouco convencional, mas, ao andar por seus cantos ver as pessoas apropriando daquele espaço, percebi que a funcionalidade se encaixou nesse espaço.

Tudo bem que pode ser difícil prestar atenção nos livros ao estar nessa ambiciosa construção arquitetônica!

Seattle Washington Estados Unidos

Dicas de Seattle

Passeio Vancouver

Foi desenhado por Rem Koolhaas e Joshua Prince-Ramus, da Oficina de Arquitetura Metropolitana (OMA), em conjunto com a Seattle LMN Architects. Esse foi o terceiro edifício da Biblioteca Central de Seattle.

São 11 andares, fachadas de vidro e muitas possibilidades. A Biblioteca de Seattle é um espaço de conhecimento. Não é só livros, computadores (400), DVDs, download de ebooks, audiobooks, músicas e vídeos. Não posso deixar de citar que há um espaço enorme só de livros infantis. E, muitos eventos vinculados ao conhecimento que são promovidos por lá. Tudo gratuito! Pasmem!

Viagem Canadá

Melhor biblioteca do mundo - Biblioteca de Seattle

Ponto mais alto da Biblioteca de Seattle

E, essa escada rolante em neon? Não tem como não achar genial como cada “coisa” conversa com a arquitetura!

A cada andar que você sobe, um novo “olhar” alucinante da biblioteca. E, o mais legal: uma diferente paisagem do lado de fora alcança os seus olhos. Há também o ponto mais alto da Seattle Public Library, que é possível ter uma visão muito especial da cidade.

Não posso deixar de dizer o quão impressionante é a entrada da luz. À primeira vista, o prédio traz uma certa frieza, mas ao entrar e transitar por cada andar, essa ideia é logo pulverizada e você se sente totalmente “abraçado” por esse espaço.

Melhor biblioteca do mundo

Uma das cenas que me tocou profundamente foi um morador de rua usando as dependências, fazendo suas leituras. A questão que quero trazer aqui é sobre o acesso público. E mais: perguntei-me se um morador de rua teria esse mesmo acesso em um prédio público como esse no Brasil. O que você acha?

Quando a Biblioteca de Seattle foi inaugurada, outra crítica é que a imponência do prédio poderia inibir as pessoas. Mais que a arquitetura, as relações sociais legitimam o uso dos espaços. É claro que, muitas vezes, frequentar um espaço pode depender do diálogo entre essas instâncias. O que importa é que não tem como não ficar feliz com algo assim! Conhecimento para todos!

E, se você perguntar-me quanto tempo você vai gastar nesse lugar (ganhar). Eu fiquei muito mais que 2 horas divertindo-me em cada pedacinho…

||Seattle Public Library||

1000 Fourth Ave., Seattle, WA
De 10h às 20h, de segunda à quinta-feira. De 10h às 18h, de sexta-feira à domingo.

  • Luíza

    Nossa muito legal! Fiquei com vontade de conhecer, com certeza vai entrar na minha lista. Fiquei impressionada como todos tem direito ao acesso, por mais que isso aqui também esteja na lei, em relação ao espaço publico, isso não acontece.

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Legal, mesmo, né? Lugares como esse são inspiradores, tanto do ponto de vista da viagem quanto da cidadania. Não é mesmo? Beijinhos. Cris.