O que você gosta de fazer dentro das suas viagens?

Eu tenho um projeto pessoal de “bibliotecas e livrarias” pelo mundo. Toda viagem tento incluir esse quesito.

É o máximo criar projetos como esse dentro das viagens. É como colecionismo dentro das viagens. Colecionar pequenos lugares fantásticos de conhecimento espalhado pelo mundo. Daquelas “coisas” que fazem parte das nossas metas de felicidade na vida. Alguém dúvida?

E, você? Tem algum projeto legal dentro das suas viagens?

Por aqui já mostrei o El Ateneo em Buenos Aires (Argentina) e a Biblioteca Pública de Seattle (EUA).

Trago a Biblioteca Pública de Vancouver (Vancouver Public Library) pra alegrar os seus pensamentos de viagem!

No meu roteiro, deixei esse lugar para ser visto no dia de andar pelo centro de Vancouver (Downtown Vancouver) e arredores. Aliás, conhecer a cidade a pé com pontos específicos e, ao mesmo tempo, olhos atentos ao que a paisagem trouxer de bom é uma delícia! Só ver esse prédio já vale uma visita, mas circule por dentro com calma. Aprecie. Se tiver vontade, pegue um livro, abra e leia.

Dicas Vancouver - Biblioteca Pública de VancouverViagem Vancouver - Biblioteca PúblicaPasseio em Vancouver

Projetada pelo arquiteto Moshe Safdie, a arquitetura lembra o Coliseu de Roma. A biblioteca foi aberta ao público em 1995. É um fascínio ver esse formato de construção no meio da cidade, cercada por outros prédios. Com certeza, faz parte das bibliotecas mais interessantes do Canadá.

Não olhe apenas para a frente, deixe os seus olhos transitar pelo alto, pelos lados, pelo “canto” que melhor lhe apetece. Sinta a grandiosidade desse projeto arquitetônico, que só as fotos não conseguem transmitir. Percorra os “caminhos dos livros” e descubra! São 9 andares para curtir!

Já dentro da biblioteca, as grandes janelas deixam a luz entrar com suavidade e enobrecem o prédio. E, observando de dentro para fora por essas janelas gigantes, é possível ver parte da cidade (ao redor) de outros ângulos.

Downtown Vancouver

Em seu interior há várias áreas de estudos. Inclusive muitas pessoas que estão fazendo intercâmbio em Vancouver adoram estudar aqui! Tem toda a estrutura que alguém precisa para estudar. Livros, computadores, wi-fi gratuito. Se eu morasse nessa cidade, com certeza usaria bastante desse espaço!

Há livros em vários idiomas, inclusive em português. Mas, claro, a grande parte do acervo é em inglês. Não foi possível saber mais detalhes do acervo. Se possuem alguma coleção especial.

Esse é o prédio principal, mas há 21 anexos da biblioteca espalhados pela cidade. Já pensou que isso significa facilidade e mais acesso?

O que visitar em VancouverIntercâmbio Canadá Vancouver

Depois, descobri que também existe um telhado verde projetado pela paisagista Cornelia Oberlander.

O fato é que a Biblioteca Pública de Vancouver torna a cidade ainda mais encantadora. Só para não dizer que não contei tudo, ela está entre as melhores bibliotecas do mundo, de uma pesquisa realizada pela Universidade Heinrich Heine Dusseldorf (Alemanha), em 2013.

Vá com calma para curtir toda essa preciosidade do conhecimento!

||Vancouver Public Library||

350 W Georgia St, Vancouver, BC V6B 6B1, Canadá

De 10h às 21h, de segunda à quinta-feira. De 10h às 18h, de sexta à sábado. De 11h às 18h, domingo.
http://www.vpl.ca/