Paraty é uma cidade incrível! Tem várias opções culturais, um centro histórico fantástico e um roteiro gastronômico de tirar o chapéu. E a praia dentro da cidade de Paraty? O que ninguém lhe mostra é a sujeira da praia em Paraty (observe as imagens). Por isso a dica que dou é que se você vai para essa cidade, desista da praia local e conheça Trindade.

Quando você se depara com uma imagem dessas, vem logo uma tristeza. Ninguém espera chegar a Paraty e encontrar uma praia com esse visual. Com isso, percebe-se que a cidade tem muito a se desenvolver com o turismo. Não é importante apenas ter uma visão dos ganhos ($) com o turismo. É necessário pensar no aspecto sustentável da atividade e criar ações para resolver esse tipo de problema.

Praia suja em Paraty

Solução: Parte do dinheiro ganho durante todo o ano (que não é pouco) deveria ser investida em limpeza, em educação ambiental para moradores e, principalmente, turistas, placas de alerta em toda extensão da praia alertando que é proibido jogar lixo, sujar a praia e, além da instalação de lixeiras em toda a extensão da orla da praia.

Observei que as lixeiras são escassas. O fato de não ter lixeira facilita a ação dos “porcos” que jogam sujeira na praia. Ninguém mostra esse tipo de imagem!

Dicas em Paraty

Por isso repito, em termos de praia e belezas naturais, Trindade é o lugar que você deve ir se estiver em Paraty. Guarde os seus ânimos para essa praia que não pertençam à cidade ou faça passeios de barco/escuna que levam turistas para praias longínquas,  que são limpas.

Para o viajante, esse tipo de visual é para ficar indignado por que, em certa medida, representa desleixo do poder público com o lugar. Essa “paisagem deturpada” mereceu uma crítica. A minha visita na cidade foi em 2009.

O que você achou da sujeira da praia dentro de Paraty? Diga-me!


Imagens:
© Viagem Digital