Para onde viajar sozinho?

Viajar sozinho pode ser uma experiência enriquecedora.

Cada vez mais, as pessoas possuem incompatibilidade de agendas e interesses distintos, o que faz com que viajar sozinho seja algo a ser considerado para quem quer curtir a vida e não quer perder o tempo livre dentro de casa.

Muitas pessoas sentem-se inseguras para viajar sozinho. De fato, é uma experiência desafiadora, mas também pode ser libertadora. Há muitas vantagens em viajar sozinho: fazer o próprio roteiro turístico, descobrir outras possibilidades da viagem (explorar outros lugares, conhecer pessoas), fazer o seu próprio planejamento (financeiro, hora de acordar, comer, visitar pontos turísticos) e pode aumentar a possibilidade de trocas culturais com a comunidade do destino visitado. Sem falar que quando se viaja em grupo, nem sempre é fácil administrar todos interesses de viagem.

Leia também

Aspectos de viagem sozinho

Viajar sozinho ou, quem sabe, na companhia de um bichinho de estimação? Seja como for, dá pra aproveitar muito bem a viagem. (Foto: divulgação)

Para onde viajar sozinho?

Quase todos os destinos são possíveis viajar sozinho. Escolher o lugar, a pessoa deve considerar os seguintes aspectos:

Gosto de viagem: respeitar o que a pessoa gosta. Turismo de aventura? Cultural? Praia? Religioso? Qual é o seu tipo de viagem preferido? Não adianta “forçar a barra”. O destino deve considerar esse aspecto.

Estilo de vida (hobbies, atividades, interesses): determinante para escolhas de passeios turísticos e atividades de viagem. O que costuma fazer no tempo livre? É uma pessoa com hábitos esportivos? Que tal um destino para esquiar? Ler e sossego? Que tal uma praia do Caribe? Faz o estilo “mochileiro”?

Tempo livre: antes de começar a traçar a sua lista de possíveis destinos, pense quanto tempo tem disponível para a sua viagem.

Orçamento de viagem:uanto tem para gastar com a viagem?

Esses são elementos essenciais para definir para qual lugar de viagem de férias. Após responder essas perguntas, comece a traçar a sua lista de destinos. Eleja o destino com maior afinidade ou que lhe desperta mais curiosidade.

Como planejar uma viagem sozinho?

Depois disso, só começar a planejar a viagem sozinho!

Hospedar-se em albergues pode propiciar interações com outros viajantes sozinhos de todo o mundo.

Mari Campos do “Saia pelo Mundo”, acredita que embarcar em um Cruzeiro pode ser um ótimo para uma viagem só. Divirta-se no “Independent Traveler” e saiba sobre outras experiências e destinos. Conecte-se com os viajantes solitários. No “Viaje na Viagem”, de Ricardo Freire, até descobri um guia para viajar sozinho que fiquei curiosa.

O site VIAGEM DIGITAL traz algumas dicas de destinos para ir só: Buenos Aires (cheia de ofertas culturais), Punta Cana (all included, sombra e água fresca), Deserto do Atacama – Chile (experiência única), Austrália (para quem curte esportes radicais), Rio de Janeiro (maravilhosa e cheia de graça), cidades históricas em Minas Gerais (desvendar a cultura sozinho não tem preço), São Paulo (cultural, agitada e cosmopolita).

Vai viajar sozinho? Saiba também sobre os 10 cuidados para viajar sozinho!

Imagem:
Olnnu (Wikimedia Commons)

2 comentários para: “Para onde viajar sozinho?”

  • Lucia

    Gostaria de inserir em grupos para viagem com destino Brasi e Internacional. Grata Lucia

    Responder
    • Viagemdigital

      Querida,

      Não conheço ainda esse tipo de grupo no Brasil. Vou descobrir e lhe falo! Beijoconas.

      Responder

Deixe um comentário