Albergue é uma das opções mais econômicas de hospedagem para turistas em todo o mundo. Em geral, inclui o café da manhã. Na cidade de Paraty(RJ) também tem albergue. Há muitas pousadas/pensões em Paraty que usam o termo albergue, mas que, de fato, não são albergues.

Para ser considerado albergue, o meio de hospedagem precisa seguir uma série de recomendações e estar afiliado à Federação Brasileira de Albergues da Juventude [FBAJ].

Por outro lado,  existem meios de hospedagens com boa qualidade e interessantes que se intitulam albergues, não pertencem à FBAJ. Por isso, o albergue de Paraty que quiser, pode deixar os contatos no comentário desse post para contribuir com os viajantes que escolheram ir para esse destino. Sei que existem mais de 30 opções em Paraty.

Há quem possua preconceito com relação a esse tipo de hospedagem. Isso se deve ao fato de que antigamente os albergues ofereciam apenas quartos coletivos com banheiro compartilhado. Na atualidade, os albergues mudaram muito e possuem diversos tipos de acomodações, inclusive quartos com banheiros privativos, quartos somente para casais. Arrisco a dizer que pode ser equiparado ao nível de uma pousada.

Paraty é uma cidade muito turística. Dentre os turistas que recebe, há muitos estrangeiros. Por isso, o preço dos meios de hospedagem, em geral, é muito alto. Tem muitos hotéis e pousadas que são realmente fantásticos, mas há outros que simplesmente são comuns sem nada demais a oferecer (ás vezes até com qualidade duvidosa) e querem cobrar preços exorbitantes.

Uma opção de hospedagem interessante é o albergue. Preço razoável, “clima” bacana e trocas culturais com outros turistas. Albergue é sempre um excelente lugar para se hospedar. Segue o contato do único albergue oficial de Paraty.

Albergues em Paraty (vinculado à FBAJ):

  • Paraty Hostel

Endereço: R. Antônio de Oliveira Vidal, 120
Contato: 55-24-3371-2223