Como tirar passaporte?
O passaporte é uma espécie de identidade internacionalmente aceita. Esse documento é exigido para a maioria das viagens internacionais. Tirar passaporte brasileiro não é nenhum “bicho de sete cabeças”!
O site VIAGEM DIGITAL traz o passo a passo para fazer o passaporte. Saiba todas as etapas…
1. Organizar todos os documentos necessários para tirar passaporte. O site VIAGEM DIGITAL trouxe a lista dos documentos para fazer o passaporte (clique). Não pode faltar nenhum e todos os documentos originais.
Leia também
2. Solicite a emissão do passaporte no site do Departamento da Polícia Federal. A pessoa deverá preencher formulário com vários dados pessoais. Por meio da inclusão dos dados, será emitida a GRU que deverá ser paga. Não deixe de acessar o site da Polícia Federal para obter o passaporte (clique).
4. Pague a GRU (Guia de Recolhimento da União). Cumpra o prazo de vencimento.
5. Compareça ao posto do DPF. Nesta etapa, a pessoa precisa levar toda a documentação, a GRU paga e o protocolo de solicitação. A maioria dos postos da DPF exigem o agendamento prévio.
6. A entrega do passaporte é feita para o titular. Depois de comparecer ao posto do DPF, os responsáveis irão marcar dia e horário para buscar o documento. A pessoa precisa levar o documento de identidade e assinatura de recibo para pegar o mesmo.
Hoje em dia, não precisa mais levar a fotografia de passaporte. Ela é feita no próprio posto do DPF (Departamento da Polícia Federal). Outra observação é que para gerar o boleto da GRU e o protocolo de solicitação deve-se ter instalado no computador o Adobe Acrobat Reader.
Se você ficou com alguma dúvida mesmo assim, ligue 194. Nesse número é possível esclarecer todas as dúvidas sobre tirar o passaporte.
O site VIAGEM DIGITAL traz também: Passo a Passo para requerer o passaporte brasileiro via internet (clique).
Passaporte é segurança para o turista brasileiro no exterior.
Veja também
Visto Canadá passo a passo (com aplicação on line)
Visto canadense para brasileiros mais fácil agora
Manual do cruzeiro: tudo que você precisa saber para viajar
Despachante para visto vale a pena?