Entrevista visto americano: perguntas e dicas honestas

A entrevista do visto americano é sempre uma etapa de ansiedade. Marcar a entrevista é fácil! O desagradável é ter um visto negado por ter feito algo equivocado na entrevista, que dura menos de cinco minutos na maior parte dos casos. Como é essa entrevista? Qual a melhor maneira de proceder? Quais as perguntas mais comuns na entrevista no consulado americano? O site VIAGEM DIGITAL traz um post com dicas e perguntas sobre a entrevista do visto americano!

O processo de visto americano é bastante cuidadoso. Na grande maioria dos casos o agente quer simplesmente confirmar alguma informação que não ficou clara no formulário DS-160, saber a real intenção com a obtenção do visto, apurar informações sobre o rendimento (de onde vem, se tem suficiente para uma viagem aos EUA) e, principalmente, verificar se possui fortes vínculos com o Brasil, com intenção de retornar ao país. De maneira geral, essas razões orientam a maior parte das diretrizes de visto de muitas nações.

Entrevista visto americano perguntas

|Ter um visto americano é sempre bom para viagens| Fonte: Embaixada Americana Timor Leste|

Já passei por essa entrevista no consulado americano e confesso que dá uma certa inquietação. Baseado na minha experiência, em algumas pesquisas e em conversas informais que tive com várias pessoas, elaborei esse post com dicas honestas sobre essa etapa tão fundamental para o visto!

Eu fiz todo o processo, sem contratar um despachante para vistos. Por isso, gostaria de ressaltar que não sou consultora de vistos e não tenho conhecimento suficiente para tratar algumas minúcias.

Principais perguntas da entrevista do visto americano

As perguntas são feitas de acordo com cada perfil. Usualmente, são feitas apenas algumas perguntas dessa de toda essa lista. E é claro, você pode ser perguntado por algo que não está aqui. Afinal, cada caso é um caso! A motivação da viagem foi unânime com todos que me relataram a sua própria experiência.

Visto americano para turista

Dicas rápidas para ir bem na entrevista do visto americano

O Estados Unidos possui uma das análises mais robustas para a triagem de aprovação de vistos! A taxa de aprovação de visto americano de turismo pode depender também de medidas do atual governo e, até mesmo, da conjuntura econômica e social do país.

Ter um visto americano de turista “abre portas” para outras viagens! Acredite! A aprovação do visto para outros países pode ficar ligeiramente mais fácil quando você tem um visto americano. Por exemplo, para quem já possui um visto americano, em determinadas situações, não precisa do visto canadense, pode apenas emitir uma eTA (eletronic travel authorization). Sem falar que muitos vôos com conexão no solo americano são bem mais baratos! Vale a pena ter um visto americano!

E, claro: você pode visitar os Estados Unidos. Cidades como Miami são amadas por brasileiros.

Você já pediu o seu visto ou irá pedir? Como foi o seu processo? O que achou de tudo? Quais perguntas foram feitas? Compartilhe aqui a sua experiência!

Deixe um comentário