Despachante de visto americano, despachante de visto canadense, despachante de visto australiano, despachante para passaporte…

Não importa o destino, há pessoas no mercado que oferecem o serviço de despachante para visto, com a função de fazer todo o trabalho burocrático do visto, que envolve preencher formulários, questionários, organizar documentos, realizar pagamentos, agendar entrevista (quando necessário)… Ou seja, uma pessoa que assessora todo o processo de visto.

Muita gente pergunta para mim se vale a pena contratar um despachante…

Na minha opinião, depende. Cada caso é um caso. Cada um precisa fazer uma reflexão sobre o dinheiro gasto com isso, o tempo e a burocracia.

Eu sou o tipo de pessoa “faça você mesmo”… Tirei passaporte, visto canadense, visto americano, “carteira internacional de motorista” e NÃO contratei nenhum despachante. E, não tive o menor problema para conseguir nenhum visto. Não tive nenhum processo negado nenhuma vez.

Despachante visto americano

Poderia até pagar alguém para fazer isso para mim. Porém, acho legal economizar esse dinheiro e gastar na própria viagem, mesmo com a burocracia. Um despachante não é barato. Custa em média R$ 800,00 para fazer um processo de visto (em 2014). Grana a mais na viagem é sempre bom, né?

E, especificamente nesses serviços de viagem, não quero pagar por algo que eu consigo fazer. E, principalmente, não me sinto confortável de expor dados pessoais, números de documentos e do dinheiro, do trabalho.

Tem burocracia. Mas, não é nada aterrador, embora possa ser um pouco inquietante e fatigante. Sobre a questão do tempo, a maioria dos processos de visto possui tempo significativo para conseguir enviar tudo que se pede (geralmente, 2 meses… varia). É possível ir fazendo aos poucos, cada um ao seu tempo.

Os sites dos processos de visto são muito explicativos. E, se surgir alguma dúvida que não consiga visualizar dentro do sistema, é possível esclarecer via internet em blogs de viagem, fóruns.

E acrescento mais: pagar alguém para fazer esse processo NÃO é garantia de conseguir o visto. Muita gente pensa que ao contratar o despachante, o visto está garantido. Ele vai fazer o mesmo que você pode fazer quanto à papelada.

Por outro lado, há aquelas pessoas que possuem um tempo muito escasso, mesmo nos fins de semana. Ou, então não querem lidar com nenhum tipo de burocracia. E, até mesmo, gente que não possui intimidade em lidar com o computador e não tem ninguém que possa ajudar. Nessas situações, pode ser interessante esse tipo de serviço de viagem.

E você? O que acha? Acha válido contratar um despachante para visto e esses outros serviços de viagem? Comente!