A Chapada Diamantina na Bahia é um destino incrível, um dos mais fascinantes do Brasil! Lençóis – pelo Aeroporto Horácio de Mattos – é o ponto de chegada para a maioria dos turistas que querem conhecer esse destino.

Alugar um carro na Chapada é a melhor maneira de explorar a região, dada a enorme abrangência do lugar. E, se o seu tempo de estadia for pequeno, em torno de 5 a 10 dias, por exemplo, viajar de carro pela Chapada é ainda mais essencial para uma viagem consistente, transformadora e menos superficial.

A Chapada não é somente o Morro do Pai Inácio e nem só Lençóis, como muitos pensam! Quando você olha o mapa e começa a selecionar os pontos de interesse, percebe que boa parte daqueles atrativos turísticos que precisam ser conhecidos estão longe de Lençóis.

Por isso, os meus dois grandes conselhos são: alugue um carro e não fique hospedado somente em Lençóis! Essa é a melhor maneira de aproveitar uma viagem na Chapada, de forma intensa e ao seu modo!

Alugar carro na Chapada Diamantina

Pelas estradas da Chapada Diamantina

Alugar carro na Chapada Diamantina?

Toda a Chapada ainda está em desenvolvimento com relação à estrutura turística. Melhorou muito se comparar com 10 anos atrás, como relata muitos moradores, empresários e, também, turistas que revisitam o local. A região possui poucas locadoras, se comparado com outros destinos turísticos.

Quando eu estava planejando a viagem, fiz vários orçamentos. A maioria das locadoras de veículos da Chapada estão localizadas em Lençóis. Mas, eu não desprezei outras regiões. Pesquisei em todas as cidades da Chapada Diamantina e, até mesmo, em Salvador – cerca de 6 horas até Lençóis.

Muitos turistas pesquisam apenas as locadoras de Lençóis, Bahia. E, as locadoras de Lençóis costumam aproveitar essa oportunidade da demanda turísticas para praticar preços muito acima da média do mercado de aluguel de carros.

Durante essa procura, conhecemos a Pangola Veículos, com sede em Seabra, Bahia.

Pangola Veículos na Chapada: motivos para a nossa escolha

De todas as opções que encontramos na Chapada e em Salvador, essa foi a que consideramos mais interessante. Ela é menos conhecida justamente por não estar no município mais turístico, que é Lençóis.

Locadora de carros Chapada Diamantina

Pangola Veículos no Aeroporto de Lençóis

Valeu a pena ter um carro a nossa disposição para criarmos as nossas próprias forma de experimentar a Chapada Diamantina!

  • Preço justo no aluguel de carro. Foi a locadora com o melhor preço de toda a região da Chapada Diamantina! O turista engajado e consciente quer serviço bom com preços justos. Essa visão de que o destino mais turístico pode praticar preços abusivos está ultrapassada.
  • Quilometragem livre no aluguel de carro. Algumas locadoras cobram tarifas extras quando você passa de determinada quilometragem por dia. Ter quilometragem livre foi importante para rodarmos por toda a Chapada Diamantina sem nos preocuparmos. Esse tipo de benefício oferecido pela locadora permitiu personalizar ao máximo a nossa viagem e nos manter inspirados a aproveitar ao máximo.
  • Simplicidade no processo da reserva de carro. A Pangola não possui um sistema de reservas on line, como as locadoras em nível nacional. No entanto, a reserva do aluguel do carro foi resolvida de forma prática e rápida por e-mail. Confirmações, dúvidas, esclarecimentos, mudanças, tudo por e-mail. E, depois, eu soube que a locadora possui whats app. Realmente, resolver tudo via internet facilita! E, hoje o turista quer isso – descomplicação.
  • Facilidade de retirada e de entrega do carro. A Pangola é a única locadora de veículos que possui uma base de atendimento oficializada dentro do Aeroporto de Lençóis. Possui toda estrutura para realizar transações necessárias de qualquer locação, inclusive cobranças no cartão. A nossa preferência foi fazer a retirada e a devolução no próprio Aeroporto de Lençóis – Aeroporto Horácio de Mattos. Comodidade e otimização da viagem. Afinal de contas, para quem quer aproveitar bem a Chapada Diamantina, cada minuto hora conta, não é mesmo? Há a cobrança de uma taxa para a retirada e a entrega no Aeroporto de Lençóis. Mesmo assim, foi válido, pois, outras locadoras que estão localizadas bem mais perto, cerca de 22km, em Lençóis mesmo, cobravam quase o mesmo (com o preço da diária do carro maior).
  • Reviews positivos na internet. As opiniões na internet de outros viajantes é como a tradicional “propaganda boca a boca”! Fiz uma análise de todas essas opiniões encontrada no Google Reviews. Tudo que encontrei foi positivo – desde a qualidade dos carros, o apoio da equipe, o atendimento e o processo de entrega. Quando vou alugar carro em qualquer lugar preocupo-me, especialmente com o processo de entrega do carro alugado. Quem já não sofreu com aquelas locadoras que insistem em tentar passar o turista para trás para “tirar um troquinho a mais”? E, quem deixa um bom review, já aprovou o serviço, não é mesmo?
  • Tipos de veículos à disposição. Há uma diversidade de tipos de carros que a Pangola oferece, incluindo carro com tração nas quatro rodas, 4×4. Nós optamos por um carro popular, o Uno. O que indico é não escolher carros muito baixos porque pode ser complicado para em algumas estradas, especialmente na região do Vale do Capão.
Aluguel temporada Chapada

Estrada BA-249, do Vale do Capão para Iraguara – Bahia

Viagem na Chapada Diamantina: nossa experiência

Planejei três bases de hospedagem, considerando os nossos pontos de interesse: Vale do Capão (5 diárias de hospedagem), Mucugê (3 diárias) e Lençóis (2 diárias). Nós rodamos 985 km por toda a Chapada Diamantina em 10 dias de viagens (considerando dia de chegada e de retorno), nenhum pneu furado, nenhum estrago no carro e uma experiência de viagem memorável. O nosso carro foi um Uno, com ar e ABS.

Locadora de veículos em Lençóis

Fim da viagem de carro na Chapada Diamantina – 985 km rodados!

O mais legal que sem um carro não poderia ser feito – parar quando queríamos, ter esse alcance de lugares que conseguimos em tão pouco tempo e pegar aquelas estradinhas de terra mais bucólicas, mais cênicas. Jamais vou esquecer os meus olhares deslumbrados com as formações rochosas na descida do Vale do Capão para Mucugê. Nós, aos pés da Serra do Sincorá, naquela paisagem da Chapada encantadora. Paramos o carro e ficamos ali contemplando, agradecendo por estar nesse lugar.

Paisagens incríveis, natureza, cachoeiras, trekking, comidinhas locais, simplicidade, vibe positiva. É o tipo de viagem para sentir a vida correndo nas veias. É, certamente, um dos destinos mais ímpares do Brasil. Não é exagero dizer que a Chapada é um dos destinos de ecoturismo mais incríveis do mundo! Gente, alugue um carro e caia para a estrada feliz!