A Chapada Diamantina na Bahia é, sem sombra de dúvidas, um dos destinos nacionais mais intrigantes.

Viajar de carro é fundamental para quem quer conhecer os principais pontos turísticos da Chapada Diamantina.

É tornar a viagem mais experimental, no sentido de mais imersiva e ativa, com a vantagem de melhor uso do tempo, considerando o tempo que você tem para ficar. Férias na Chapada precisam ser memoráveis!

Nós alugamos carro na Chapada Diamantina com a Pangola Veículos!

O post de hoje pretende mostrar algumas vantagens de alugar carro na Chapada Diamantina e como isso pode melhorar a sua experiência de turismo! A viagem de carro na Chapada Diamantina flui em outro ritmo e traz muita beleza! Para mim, pegar estradas é divertido e emocionante!

Chapada Diamantina fotos

De Palmeiras para Mucugê, Serra do Sincorá ao fundo

Viagem com mais flexibilidade

Flexibilidade de rota, de tempo, de destinos. É a maior vantagem sobre alugar um carro! Você vai e volta para onde quiser, no momento que quiser e aproveita o quanto quiser. Pode ser que você queira passar mais tempo em um lugar ou simplesmente mudar a sua rota.

Lembro que estávamos no Vilarejo Conceição dos Gatos e decidimos ficar o dia todo, voltamos já era noite. Após conhecermos a Cachoeira do Buracão em Ibicoara, já era noite, e mesmo assim decidimos conhecer o “Cantinho do Morango” – produção de morango e café locais. Teve muitos locais que fizemos isso. Essas experiências adicionam componentes significativos na viagem.

A sua viagem não vai ser a nenhuma outra na Chapada!

Melhor aproveitamento da viagem

Nós rodamos 985 km em 10 dias (contando o tempo de chegada e de partida dos voos). Se não fosse estar com um carro, não conseguiríamos conhecer tanta coisa em tão pouco tempo. Ter quilometragem livre no aluguel do carro contribuiu para ficarmos despreocupados e circularmos para valer. As viagens nas estradas fluem.

Chapada Diamantina: alugar o carro melhor que agência?

Quem visita a Chapada Diamantina pode conhecer os lugares mais distantes por intermédio de uma agência local. É uma alternativa. Dependendo do ponto turístico, o turista dependerá de fechamento de grupo de pessoas para conseguir ir ao local. O turista depende do interesse de outras pessoas para conseguir ir. Ou, então, pagará mais caro por um aluguel de carro por dia com guia em Lençóis. Nós conhecemos um turista que deixou de visitar o Poço Azul e o Poço Encantado porque as agências pesquisadas não havia fechado o número de turistas mínimo. Esse é só um exemplo.

Outro problema é o roteiro predeterminado. A maioria das agências fazem passeios parecidos, para os mesmos lugares. Há também a frustração do tempo de permanência em cada atrativo estabelecido pela agência. Quando se trata de agência, é normal que seja assim. A agência precisa mesmo trabalhar dessa maneira. Porém, isso pode tirar a espontaneidade de interagir com um determinado lugar. A riqueza da Chapada Diamantina é incrível e merece ser apreciada em uma vibração especial!

Viagem Chapada Diamantina - dicas

Estrada na Chapada Diamantina

Transporte público na Chapada Diamantina pode frustrar

Transporte público é complicado na região. Dependendo do município que deseja conhecer, há poucas linhas de ônibus por dia. Por exemplo, de Lençóis mesmo até o Vale do Capão há alguns transportes privados. Para alguns vilarejos você vai depender de carona ou de um transporte privado, como Conceição dos Gatos, por exemplo. Então, vale a pena pensar no aluguel de carro se quer conhecer muito além de Lençóis!

Atrativos da Chapada no “bate e volta”: não!

Imagine ficar hospedado em Lençóis e resolver conhecer a Cachoeira do Buracão em Ibicoara? Para você ter ideia, o tempo de distância de Lençóis até Ibicoara é de 3 horas de viagem. Várias agências oferecem esse tipo de serviço e algumas pessoas relataram para mim que a viagem muito exaustivo. Certamente, isso reflete na experiência de visita ao atrativo e pode trazer uma percepção ruim sobre a viagem em si. Com o aluguel do carro, é ótimo para selecionar vários pontos de hospedagem, de acordo com a seleção. Sem falar que conhece mais outras cidades.

Lugares únicos da Chapada Diamantina (à sua escolha)!

Você vai passar por estradas incríveis e pode conhecer lugares específicos que agências não possuem costume de levar. A Chapada é enorme! Uma imensidão de atrativos, de “coisas” lindas para ver. Dá para criar roteiros, itinerários altamente personalizados.

Viajar sozinha Chapada Diamantina

Paisagem na estrada BA-249, indo para Iraguara

Caronas na Chapada Diamantina: outra experiência!

Há muitos mochileiros na Chapada em busca de uma carona, especialmente no Vale do Capão. Nós demos caronas para vários viajantes e trocamos experiências, conversamos sobre viagem, sobre outros países. Tem também aqueles turistas da pousada que pode estar indo para o mesmo lugar que você. Oportunidade de conhecer pessoas. É realmente uma troca de experiência de vida! É incrível o quanto podemos aprender em uma conversa! Viajar é se conectar com as pessoas também!

Viajar de carro na Chapada é divertido!

No maior estilo “Thelma e Louise” (filme) você vai curtir a sua viagem como ninguém. Eu criei uma trilha sonora para a viagem e foi o máximo!

Viajar de carro pela Chapada realmente foi único!

  • http://hqbr.com.br/ Robson Carvalho

    Gostei muito Cristina!

    Gosto bastante de viajar de carro, pretendo ir pra chapada em breve e vou alugar um carro também, seu post me fez ver que realmente é a melhor opção, obrigado!

    • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

      Robson,

      Realmente, viajar de carro é muito bom, né? Vá para a Chapada! É incrível! Em breve, postarei muitos lugares lindos de lá!

      Abraços

      Cristina.

      • Maria Amelia

        Qual o preço médio de um carro com ar? Tem guichê no desembarque do aeroporto de Lençóis ou translado ate a locadora?

      • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

        Maria,

        Vou sugerir para você cotar preços diretamente com as locadoras da região porque o preço pode variar (baixa/alta temporada).

        No Aeroporto de Lençóis, há o guichê apenas da Locadora Pangola. As outras locadoras fazem translado ou levam o carro até você, mediante o pagamento de uma taxa.

        Querida, conheça a Chapada sim! Você vai amar! Acompanhe o site Viagem Digital! Estarei postando mais dicas da Chapada nas próximas semanas.

        Beijinhos.

        Cris.

      • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

        Jussara,

        Que delícia! Conheça sim o Atacama e Santiago! Você vai amar!

        Sobre qual lugar você opta primeiro, de um jeito ou de outro, com planejamento pode dar super certo. Ou seja, tanto faz se você fizer seu planejamento antes. Você chega do Brasil em Calama ou em Santiago mesmo? Como vai para o Deserto? De avião?

        No meu caso, eu preferi curtir a maior parte de Santiago primeiro, depois ir para o Atacama, depois voltei para Santiago fiquei só mais um dia e voltei para o Brasil.

        Dizer para você que locais deve escolher é difícil dizer porque depende muito da personalidade da pessoa, do que gosta de fazer em viagem, interesses. Uma sugestão que dou é tentar ficar no mínimo 5 dias no Atacama para conseguir fazer os passeios mais populares, mais cotados por todos (que compartilhei nesse roteiro mesmo que você deixou o comentário). Com os deslocamentos (voo chegada/saída) a gente acaba perdendo um pouco o dia, né?

        No roteiro que compartilhei de Santiago, tem as principais atrações. Veja só! http://www.viagemdigital.com.br/santiago-chile/

        Sobre o melhor período, eu sempre digo que todo período é válido e que o que vai acontecer é que você terá experiências diferentes em cada estação. Como o Chile está na América do Sul, as estações do ano são as mesmas daqui (claro que com características climáticas diferentes do Brasil, devido às condições geográficas da região). Saindo do verão para o outono. Pode ser que pegue um friozinho de leve, mas nada aterrador. Acompanhe o clima em sites especializados!

        Conte-me o que está pensando em fazer, o que você gosta e posso lhe indicar lugares melhores. Que tal? Espero tê-la ajudado, querida!

        Beijinhos. Cris.