O Airbnb é uma plataforma que coloca em contato turistas e pessoas que querem alugar acomodações. Não é exagero dizer que muitas pessoas estão trocando suas reservas em hoteis e hostels pela reserva via Airbnb.

Imagine encontrar uma acomodação mais barata naquele bairro charmoso do seu destino turístico? Ou, então, vivenciar como é ficar naquele local como uma espécie de morador local?

Uma gama de possibilidades por meio da reserva da hospedagem. O site VIAGEM DIGITAL já até trouxe: o que é o Airbnb e como funciona.

Quero trazer algumas dicas para quem quer usar o Airbnb. Experiência própria de quem já usou! Dicas para fazer a reserva com o Airbnb.

Dicas para fazer a reserva com o Airbnb

Preencha o seu perfil corretamente. Caso não se sinta confortável e seguro para realizar a reserva, o locatário pode recusá-la. Por isso, o perfil é importante. Você deve apresentar um pouco sobre quem você é. Não deixe de preencher uma breve descrição. Preencha em inglês para ficar mais fácil de ser lida por anfitriões de quaisquer países. Faça também as verificações do Airbnb (e-mail, telefone no mínimo).

Leia atentamente sobre o lugar. Geralmente, o locatário preenche a descrição sobre o lugar de forma muito completa. Muita gente não lê direito e faz as mesmas perguntas que já estão dadas. Leia os itens: “descrição, comodidade e regras da casa”. Além disso, você não terá nenhuma surpresa após fazer a reserva. Muitos anfitriões não possuem paciência para perguntas que já estão dadas e descritas.

Resolva todas as suas dúvidas. Pergunte tudo que não ficar claro, que não tiver na descrição para os anfitriões das acomodações que você tiver interesse. Tudo mesmo!

Não negocie fora do Airbnb. Use apenas a troca de mensagens dentro do Airbnb. Segurança para o anfitrião e para o hóspede. Não há transações financeiras entre anfitrião e hóspede. Toda negociação deve ser feita dentro do Airbnb. Tem gente que acha que é esperto e vai negociar fora e toma calote!

Não demore a responder as mensagens. Não é preciso ser algo totalmente imediato, mas tente não demorar mais que 48 horas para responder um e-mail. Alguns lugares são muito procurados e você pode perder aquela acomodação que era exatamente o que você queria.

Preste atenção nas taxas! Quando você está simulando o período de hospedagem, você consegue visualizar o custo final da reserva. Antes de reservar, Nas informações em um quadrado do lado da descrição há o detalhamento de algumas informações sobre a acomodação. Já desisti de uma acomodação porque cobrava uma taxa de limpeza exorbitante (equivalente a 3 diárias). A taxa de serviço do Airbnb varia de acomodação para acomodação. E há locais que hospedagem mais de 2 pessoas, mas cobram uma taxa para hóspedes adicionais. Então, é bom ficar atento a tudo isso!

Localização é fundamental! Na minha opinião, esse é um ponto chave na hora de escolher uma acomodação do destino turístico. O mais interessante o Airbnb tem se mostrado uma alternativa mais barata que ficar em hoteis nas melhores localizações globais. Se você está, por exemplo, em uma grande metrópole, vale a pena verificar um lugar perto do metrô e/ou outros meios de locomoção pela cidade. De repente, o seu interesse é business e vale a pena apenas hospedar-se em seu lugar de trabalho, sem se preocupar com pontos turísticos.

Vasculhe os reviews. Após a estadia, o Airbnb sempre solicita aos hóspedes para deixarem um comentário sobre a hospedagem. A maioria das hospedagens possui comentários de hóspedes. É como se fosse um termômetro de qualidade da hospedagem. Veja a experiência de estadia na hospedagem de outros hóspedes. Analise cada comentário. Isso ajuda muito durante a escolha do lugar de onde ficar. Veja também: Dicas para ganhar um bom review como hóspede no Airbnb

Não reserve sem antes avisar o dono do lugar. Após ter certeza sobre o lugar, é sempre bom avisar ao anfitrião antes de efetuar a reserva. Isso evita possíveis problemas no ato da reserva.

Essas dicas antes da reserva pelo Airbnb podem facilitar a comunicação entre anfitrião e hóspede, ajudam a afunilar melhor as alternativas de hospedagem e direcionam a uma escolha melhor.

Para criar o seu perfil, entre agora no site do Airbnb (clique). Viagem Digital. A viagem começa pelo mouse!

Curta a fã page do Viagem Digital no Facebook: Viagem Digital

VD no Google+:Viagem Digital

Siga o Viagem Digital no Instagram: @viagemdigital