As pessoas não percebem, mas a maior parte dos problemas e estresse de uma viagem diz respeito ao fato de viajar na alta temporada. O alto pico da temporada traz muitos problemas. Com certeza, você não quer passar por nada disso. Na hora de programar qualquer viagem, decida-se pela baixa estação.

Benefícios de viajar na baixa temporada:

1. Preços menores. Em todos os lugares do mundo a sazonalidade influencia nos preços finais. Durante o período de baixa temporada paga-se menos por quase tudo: hospedagem, restaurantes, presentes, transporte (especialmente passagens aéreas). Baixa estação = baixo fluxo de visitantes = menores preços. Só esse motivo já vale você escolher viajar na baixa estação.

2. Locais mais vazios. Se você não gosta de disputar o metro quadrado com outros turista, sempre opte viajar durante a baixa estação. Até mesmo aqueles lugares que são sempre cheios, possui um período que pode ser considerado mais vazio.

3. Desfrutar melhor a viagem. Com os lugares mais vazios, você consegue observar melhor a paisagem, aproveita melhor as visitas aos museus, vinícolas ou em qualquer outro ponto turístico. O viajante consegue curtir muito mais a viagem e ver o próprio ritmo da cidade sem ser engolido por um exército de turistas.

4. Ofertas especiais. A indústria do turismo propicia inúmeras ofertas quando a demanda é baixa, no período de baixa estação. Ofertas de pacotes, hotéis, passeios específicos. Em alguns casos, os preços são reduzidos à metade, se comparado com a alta estação.

Benefícios da baixa temporada

5. Ser tratado com mais cortesia. Devido ao fato de não existir aquela multidão de turistas, a pessoa consegue ser tratada com mais atenção e educação pelo setor de serviços. Em alguns casos, consegue-se um atendimento quase que personalizado e único.

6. Experiências locais únicas. Imagine descobrir algum local fantástico que o morador lhe indicou para visitar? Você pode até conseguir encontrar moradores locais e trocar experiências, idéias e ter algumas indicações inéditas sobre o lugar. Na alta temporada, as cidades ficam entupidas de turistas, o que torna quase impossível ter algum contato com os moradores locais.

7. Não correr o risco de encontrar tudo reservado, sem vagas. É terrível quando você vai viajar para um lugar e durante o planejamento da viagem encontra hotéis, aviões, restaurantes, apartamentos/casas para alugar, teatros, sem vagas em aberto. A labuta de encontrar lugares

8. Facilidade de locomoção. Na baixa estação, você não tem o desgaste de se deparar com multidões de turistas e carros, ônibus de viagem parados… A locomoção nos seus variados sentidos torna-se muito mais fácil.

9. Maior segurança. Em cidades turísticas, os crimes ligados ao turista tem menos incidência na baixa estação.

10. Menos estressante. Qualquer lugar com uma maior demanda de turista é mais estressante para tudo: para encontrar melhores preços, fazer reservas, visitar, para manter o controle do orçamento e dos seus pertences. Tudo é mais fácil fora da estação.

Se você tem flexibilidade para escolher o mês de férias, viaje na baixa temporada! Está provado que é muito melhor.

Imagem:
Tissot (Wikimedia Commons)