O Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul) é o “celeiro” do vinho “brazuca”, com o enoturismo mais famoso do Brasil!

A produção de vinhos no Brasil possui conjunturas bastante específicas e, por isso, é preciso muito cuidado ao fazer comparações com outros países da América Latina. Não subestime o Brasil e nem a enologia brasileira!

Muitas vinícolas (mesmo algumas pequenas) possuem padrão de qualidade internacional. O vinho brasileiro melhora cada vez mais. E, o próprio consumidor de vinhos no Brasil tornou-se mais exigente ao longo dos anos, até para o enoturismo.

Conhecer as vinícolas é degustar cuidadosamente esse pedacinho do Brasil e desejar momentos únicos que se tornarão memórias de viagens incríveis! Aguce os sentidos, conheça os aspectos culturais de um local, aprenda um pouco sobre o modus faciendi do vinho, coma bem e desfrute da paisagem!

Roteiro Vale dos Vinhedos

Hoje em dia, o turista quer mais que apenas degustar vinhos, deseja experiências que agreguem valor a sua viagem.

Que tal algumas dicas do Vale dos Vinhedos para uma melhor experiência de viagem? “Bora” ler umas dicas legais?

Vá de carro!

Carro alugado, com um motorista local contratado. Não importa se será poucos ou muitos dias pelo Vale dos Vinhedos. O carro garante mais flexibilidade e liberdade para circular pela região, escolher aquelas vinícolas que você quer! Muitas agências de turismo e hoteis de Bento Gonçalves / Vale dos Vinhedos possuem convênios com vinícolas específicas, de forma bem fechada, amarrada. É também uma possibilidade de desvendar alguma vinícola, restaurante, atrativos, que não é popular nos guias, blogs de viagem! Se estiver dirigindo, não beba, hein? Coloque aquela trilha sonora bacana e vá!

Selecione as vinícolas antes

Considere que faz parte do planejamento de viagem compreender um pouco mais sobre as vinícolas. Veja várias indicações e críticas em blogs de viagens sérios e no Trip Advisor. Descubra se nos locais que deseja ir necessita de agendamento, horários de visita disponíveis, preços (várias possuem visitação gratuita). Algumas vinícolas, por exemplo, possuem um atendimento mais restrito, com menos horários de visitas/tours por dia. Isso não quer dizer que não possa se deparar com uma vinícola no meio do caminho, entrar e descobrir! E, cuidado com as vinícolas mais populares. Muitas tem sido alvo de reclamação de muitos por causa de um atendimento ruim. O site VIAGEM DIGITAL trouxe dicas de vinícolas no Vale dos Vinhedos!

Vá além da degustação de vinhos!

Várias vinícolas oferecem muito mais que degustação de vinhos! Cursos, jantares, almoços, eventos específicos, degustação com petiscos especiais, passeio de bicicleta. Eu acho fantástico o quanto as vinícolas estão também se (re)descobrindo nesse nicho e inovando.

Aprenda sobre a história do vinho no Brasil!

Todos podem aprender um pouco sobre vinhos e sobre o quanto o Vale dos Vinhedos é importante para o Brasil. Mesmo que o turista saiba muito sobre o assunto, há sempre algo mais para aprender. Mantenha o “coração aberto”!

Sem preconceito das vinícolas menores!

Não tenha preconceitos com vinícolas menores, artesanais, familiares. Muitas possuem rótulos de excelente qualidade. Há algumas que até são vinícolas “boutique”. É uma experiência incrível!

Compre suco de uva!

Você tem ideia do quanto os sucos são maravilhosos? Várias vinícolas possuem também sucos para vender. É uma delícia! Experimente de várias para comparar. Particularmente, amei o suco de uva Casa de Bento (vinícola Aurora), suco de uva da Peterlongo (e eles tem um suco de uvas bordô genial), suco de uva Casa Madeira.

Vindima, época das uvas nos pés!

De janeiro a março é a época que as parreiras estão carregadas de uvas (Bento em Vindima)! Quem quer ver os pés desse jeito, essa é a melhor época. Muitos eventos ocorrem no Vale dos Vinhedos nesse período. Que tal uma colheita simbólica? Pisa de uvas? Pode ser legal, né? Eu não fui nesse período. Afinal de contas, viajar depende da nossa disponibilidade de férias também. O Vale dos Vinhedos é lindo em todas as épocas do ano. Cada estação, uma percepção da paisagem!

Coma bem!

O que você vai querer comer com vinho, hein? A gastronomia do Vale dos Vinhedos é um verdadeiro espetáculo!

Desfrute a paisagem

Descubra você mesmo pontos geniais para visualizar a paisagem. Encontre seus próprios mirantes. Há tantos lugares legais que você tem uma visão da deslumbrante paisagem, do desenho das plantações no vale, das parreiras.

Circule pela região e conheça mais!

Há tantos atrativos turísticos interessantes que são relativamente próximos do Vale dos Vinhedos. Há tantas possibilidades na Serra Gaúcha! Que tal visitar outra cidade e/ou distrito próximo?

Curta muito! Monte seu roteiro de vinícolas! Enjoy!