Como alugar casas nas férias?
Alugar casa e/ou apartamento nas férias é uma alternativa mais barata para famílias e quem viaja em grupo. O problema é que muitas pessoas “entram pelo cano” porque fecham negócio de maneira descuidada. Não transforme a sua viagem em um pesadelo!
O VIAGEM DIGITAL dá as dicas de como alugar casas nas férias. Dá uma olhada:
1 – Alugue a partir de outras experiências. Coloca a “boca no trombone” e descubra referências a partir de pessoas que já alugaram. Sempre tem alguém que já fez isso e no mesmo destino de sua viagem. Além disso, as redes sociais podem ajudar muito.
Leia também
- Budget: nossa experiência com aluguel de carro em Miami (Flórida)
- Informações gerais sobre alugar carro nos Estados Unidos
2 – Não se iluda com imagens. Obviamente, os donos dos imóveis escolhem as melhores imagens para postar nos sites de aluguel e para enviar para os interessados. Não fique tão deslumbrado com isso. Somente as imagens não são suficientes. Ter referências é muito mais importante.
3 – Exija o contrato. O contrato de locação ampara ambas as partes, tanto o locador quanto o proprietário. Qualquer pessoa que está alugando um imóvel pode fazer esse contrato. Quem aluga deve ter acesso ao contrato antes de fechar o negócio e de viajar. Verifique se as cláusulas não são de má fé.
4 – O contrato deve ter o inventário de bens do imóvel. Isso é extremamente importante, especialmente para quem aluga. Muitos proprietários “pilantrões” se queixam de sumiços de objetos quando esses jamais existiram como forma de extorquir dinheiro fácil.
5 – Não pague todo o valor de uma vez. O que muitos advogados aconselham é dar uma entrada e pagar o restante quando já estiver no local, após ter conferido o imóvel.
6 – Pesquise muito antes da temporada. Se for viajar no período da temporada, comece a verificar referências e pesquisar locais muitos meses antes. A ansiedade e o curto tempo pode contribuir para você fazer um péssimo negócio.
7 – Guarde todas as trocas de informações. Procure guardar fotos, mensagens de e-mail e tudo por escrito durante a negociação. Se algo der errado, você possui provas para reclamar com o proprietário. Em último caso, até para procurar os seus direitos.
Tome esses cuidados para ter uma boa viagem. Alugar casas nas férias exige cuidados e procedimentos específicos. Não aja por impulso! Férias feliz é viagem planejada!
O que você diz é muito importante para mim! Você conhece alguém que alugou casa nas férias e se deu mal? Conte aqui nos comentários!
Imagem:
Juliancolton (Wikimedia Commons)
Veja também
Dicas para ganhar um bom review como hóspede no Airbnb
Para onde viajar sozinho?
10 dicas para economizar em uma viagem de cruzeiro
Como funciona alugar apartamento em Buenos Aires?