Como alugar casas nas férias?
Alugar casa e/ou apartamento nas férias é uma alternativa mais barata para famílias e quem viaja em grupo. O problema é que muitas pessoas “entram pelo cano” porque fecham negócio de maneira descuidada. Não transforme a sua viagem em um pesadelo!
O VIAGEM DIGITAL dá as dicas de como alugar casas nas férias. Dá uma olhada:
1 – Alugue a partir de outras experiências. Coloca a “boca no trombone” e descubra referências a partir de pessoas que já alugaram. Sempre tem alguém que já fez isso e no mesmo destino de sua viagem. Além disso, as redes sociais podem ajudar muito.
Leia também
- Budget: nossa experiência com aluguel de carro em Miami (Flórida)
- Dicas para fazer a reserva de hospedagem com o Airbnb
2 – Não se iluda com imagens. Obviamente, os donos dos imóveis escolhem as melhores imagens para postar nos sites de aluguel e para enviar para os interessados. Não fique tão deslumbrado com isso. Somente as imagens não são suficientes. Ter referências é muito mais importante.
3 – Exija o contrato. O contrato de locação ampara ambas as partes, tanto o locador quanto o proprietário. Qualquer pessoa que está alugando um imóvel pode fazer esse contrato. Quem aluga deve ter acesso ao contrato antes de fechar o negócio e de viajar. Verifique se as cláusulas não são de má fé.
4 – O contrato deve ter o inventário de bens do imóvel. Isso é extremamente importante, especialmente para quem aluga. Muitos proprietários “pilantrões” se queixam de sumiços de objetos quando esses jamais existiram como forma de extorquir dinheiro fácil.
5 – Não pague todo o valor de uma vez. O que muitos advogados aconselham é dar uma entrada e pagar o restante quando já estiver no local, após ter conferido o imóvel.
6 – Pesquise muito antes da temporada. Se for viajar no período da temporada, comece a verificar referências e pesquisar locais muitos meses antes. A ansiedade e o curto tempo pode contribuir para você fazer um péssimo negócio.
7 – Guarde todas as trocas de informações. Procure guardar fotos, mensagens de e-mail e tudo por escrito durante a negociação. Se algo der errado, você possui provas para reclamar com o proprietário. Em último caso, até para procurar os seus direitos.
Tome esses cuidados para ter uma boa viagem. Alugar casas nas férias exige cuidados e procedimentos específicos. Não aja por impulso! Férias feliz é viagem planejada!
O que você diz é muito importante para mim! Você conhece alguém que alugou casa nas férias e se deu mal? Conte aqui nos comentários!
Imagem:
Juliancolton (Wikimedia Commons)
Veja também
7 Dicas para comprar pacotes de viagem
Para onde viajar em julho
10 dicas para economizar em uma viagem de cruzeiro
Como funciona alugar apartamento em Buenos Aires?