Quase sempre viajar de maneira independente sai mais barato que viajar via pacote de agência. A pessoa apenas precisa saber planejar adequadamente os gastos da viagem.

Embora possa dar um pouco de trabalho, planejar os gastos de uma viagem não é difícil. Quanto custa viajar para o destino que você quer? Essa é a primeira pergunta que se faz quando alguém decide viajar para determinado lugar.

Gasto é uma questão pessoal porque envolve o dinheiro e o estilo de vida de cada pessoa. Isto é, o que é barato para um pode não ser para outro. As escolhas que cada um possui para gastar dinheiro (mesmo em uma viagem) são distintas. Quer exemplo? Há quem não se importe com um hotel simples. Para outros, só vale hotel chique. Fatalmente, isso envolve dois questionamentos:

  • Como pretende gastar o dinheiro na viagem?
  • Quanto se pode gastar? (Noção dos gastos de acordo com a sua realidade social)

Em um bom planejamento de viagem, deve haver sintonia nas respostas das mesmas. A partir da sua real situação financeira, considere os seguintes aspectos para o planejamento de viagem:

  • Para planejar uma viagem de menor custo, o ideal é que se comece planejar de médio-longo prazo (6 antes mais ou menos).
  • Viagem em alta ou baixa temporada? Em qualquer lugar do mundo tem-se um menor custo em baixa temporada.
  • Tempo de duração da viagem. Outro fator que influencia no seu gasto. Viagem de um fim de semana? Dez dias? Um mês?
  • Vai viajar sozinho ou com alguém? Por exemplo, um casal pode dividir os gastos igualmente, ou um pode ajudar o outro.
  • Dividirá os gastos? Viajando com outras pessoas, alguns gastos podem ser divididos, como aluguel de carro, quarto de hotel, dentre outros.
Como determinar gastos de viagem

Após verificado todos os elementos anteriores, é chegado o momento de definir o orçamento dos gastos da viagem.

Muitas pessoas não consideram os gastos do antes de viajar, mas é preciso colocar tudo dentro dos custos da viagem. Calcule os custos antes da viagem – gastos com guarda roupa (Vai precisar comprar roupas para essa viagem? Casacos para lugares muito frios por exemplo.), produtos de higiene pessoal, documentos (passaporte, por exemplo), medicação (vacina, remédios), eletroeletrônicos (tomada, pilhas, câmera digital). Reflita sobre absolutamente tudo que possa gastar e risque aquilo que for desnecessário.

Em seguida, pense nos gastos durante a viagem: hospedagem, transporte (avião, carro?), alimentação, saídas (danceterias, bares, shows, cinema, concertos, etc), taxas, presentes.

Obviamente, há determinados itens que você não conseguirá calcular os custos exatamente. Dessa forma, você deve colocar o valor máximo que pretende gastar com aquilo e não ultrapassar. Planilhas ajudam muito a organizar a viagem.

Faça diversos orçamentos de viagem. Se seguir essas dicas de viagem vai conseguir estipular os custos/gastos da viagem de uma forma bem aproximada  e real.

Viagem planejada é viagem feliz e bem paga! Sua viagem começa aqui no site VIAGEM DIGITAL.