Quem visita Paraty não pode deixar de visitar o Forte Defensor Perpétuo, que foi construído em 1703. A história do Forte de Paraty é super legal!

O local era conhecido como Ponta da Defesa e foi fundando no apogeu da região, quando Paraty tornou-se “rota do ouro”. Logo após o declínio dos tempos áureos, o lugar ficou em ruínas até 1822, quando foi reconstruído e recebeu o nome atual em homenagem a Pedro I. Serviu como ponto estratégico no sistema defensivo na baía de Paraty. No ano de 1957, sem uso militar, foi transferido o Ministério da Educação e Cultura e tombado pelo IPHAN  [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] que restaurou o imóvel nos anos 60.

Pontos Turísticos em Paraty

Os canhões que existem no Forte de Paraty são belíssimos e foram feitos na Grã Bretanha. O lugar também conta com várias peças de valor histórico-cultural (tachas, caldeirões de produção de açúcar, peças do fazer pesqueiro) e outras peças de fazenda da região (tambores de jongo, por exemplo) do período colonial. Parte da história do Brasil se passa por ali em pequenos detalhes.

Lugares para visitar em Paraty

No local há algumas pequenas placas descritivas sobre os objetos (apenas em português) que mostra detalhes importantes sobre as peças e sobre a história de Paraty. O que é um absurdo é que não há uma versão bilíngue para o que está escrito. Em muitos casos, os estrangeiros que não sabem a língua portuguesa, não entendem aquelas peças dentro do espaço do Forte. Qualquer cidade que recebe tantos turistas gringos deveria ter placas informativas nas ruas, dentro de museus e afins bilíngues. Em 2009 pelo menos não havia.

Ponto Turístico em Paraty

O lugar fica em uma região alta e a vista para a baía de Paraty é belíssima. A visão é maravilhosa e incomparável. Se você vai para essa cidade, obrigatoriamente precisa conhecer esse ponto turístico de Paraty.Vá sem pressa, aprecie a paisagem e veja o pôr do sol.

Forte Defensor Perpétuo

Funcionamento: Terça à sexta-feira (10-12h e 13-17h) // Sábado, domingos e feriados (14-18h)
Endereço: Morro do Forte, s/n – Paraty
Contato: 55 (24)  3371-2289

Imagens:
© Viagem Digital