Santiago do Chile: uma experiência de viagem de 5 dias

O tempo total da minha viagem no Chile consiste 15 dias, incluindo 5 no Deserto do Atacama (San Pedro do Atacama) e o tempo de deslocamento (avião). O tempo de viagem é importante e possui uma ínfima relação com a experiência turística. Essa viagem foi realizada em 2011 (período entre 27/10 e 10/11).

Antes de mais nada, quero começar esse post tratando de a percepção e a experiência de viagem. O estilo de vida de cada pessoa determina o tipo de experiência da viagem e, consequentemente, a visão de cada um sobre o lugar. Quer um exemplo? Se alguém anda pela cidade somente de táxi, frequenta apenas restaurantes da alta gastronomia, essa terá uma visão totalmente limitada sobre a cidade. Não estou dizendo que isso é certo ou errado. Cada um tem um jeito de viajar. Mas, vejo muitos blogs dizendo: a cidade é maravilhosa, perfeita, é melhor que a cidade x. Será? Vamos começar com Santiago!

Santiago do Chile é uma cidade diferente de absolutamente tudo que eu já vi. Bem urbana, não muito limpa, muito pixada, a hospedagem não é tão barata quanto em Buenos Aires. Achei a comida era bem cara. Gastava-se entre R$ 35-40 por pessoa (sem bebida). O que mais surpreendeu-me é que mesmo na região central, que costuma ser mais barato, o preço não era. E o Mercado Central? Assalto à mão armada! R$ 60,00 por pessoa por algo simples?

Santiago do Chile: Palacio La Moneda e artesanato do Mercado Central

Na realidade, o meu passeio é dividido por que permaneci em Santiago três dias iniciais, voei para o Atacama, depois fui direto para Valparaíso, Viña del Mar e retornei para Santiago, permanecendo por mais dois dias nessa metrópole. Nessa contagem de dias no Chile não coloquei o dia que chego e retorno para o Brasil por que perdi o dia todo praticamente e, realmente, não fiz nada na cidade. Vou postar um roteiro como se tivesse sido feito direto.

O meu roteiro em Santiago do Chile seguiu um mix de passeios, diferentes lugares. O meu conselho é visitar a parte central primeiro, conhecendo e desdobrando a partir de suas necessidades, gostos.

Santiago do Chile: Museu Precolombino

UM ROTEIRO EM SANTIAGO POR VIAGEM DIGITAL

1º dia – As belezas do centro de Santiago

 Santiago do Chile: Paris-Londres

2º dia: Cultura, momento relax e lapsos de compras

Santiago do Chile: Parque de Las Esculturas

3º dia: Cultura e boêmia na capital santiaguina

Santiago: Museu de Bellas Artes

4º dia: Providência, Las Condes e Vitacura

Roteiro para Santiago do Chile

5º dia: Cerros de Santiago

O que faltou fazer em Santiago? Seria legal ter ido na piscina “Tupahue” (no próprio San Cristóbal), subir o Cerro San Cristóbal a pé, ter andado de bicicleta pela cidade (tem um passeio noturno super legal), ter ido em um restaurante típico chileno, o Museu da Moda.

O que é verdadeiramente imperdível e não pode faltar no seu roteiro? A parte do centro toda (incluindo o fantástico museu), La Chascona, os cerros, Parque de Las Esculturas. Isso dá para fazer até para quem vai só em um fim de semana.

Quem ajudou a inspirar esse roteiro? O blog Idas e Vindas da Carla Portilho e o Matraqueando da Silvia Oliveira. Criei o meu próprio ao meu estilo.

Pessoal, é isso! Quero que deixem o seu comentário! Gostou do meu roteiro? Se tiver alguma dúvida, pergunte!

Imagens:
© Viagem Digital (Todos os Direitos Reservados)

5 comentários para: “Santiago do Chile: uma experiência de viagem de 5 dias”

  • Valter

    Gostei do roteiro e das dicas.

    Agradeço pela boa vontade de dividir suas opiniões.

    Valter

    Responder
  • Viagem Digital

    Carmen, querida,

    Obrigada pelos elogios. O intuito é esse mesmo – contribuir com a viagem de outras pessoas. Tenho certeza que você vai amar o Chile! Depois, retorne aqui e me conte a sua experiência! Vou amar saber!

    Beijinhos.

    Cris.

    Responder
  • Debie Nish

    Adorei seu site, suas dicas são ótimas e estão me dando uma visão panorâmica sobre estes lugares que você visitou no chile. Detalhe de como alugar um carro foi super válido para mim que nunca alugou um… E as frases que direcionam às outras janelas com mais informações deu mais praticidade ao site. Muito bom! Obrigada.

    Responder
    • Viagem Digital

      Debie, querida,

      Obrigada por seu comentário! E, muitíssimo obrigada pelo elogio! Realmente, fiquei muito feliz de ter gostado das dicas.

      Se precisar de mais alguma dica, é só falar! A ideia do site é essa mesmo – compartilhar experiências de viagem para motivar outras pessoas a conhecer lugares bacanas e especiais. Muitas dúvidas surgem durante a viagem, não é mesmo? E, o nosso lema é: “a viagem começa pelo mouse”!

      Querida, se for para o Chile, depois, volte aqui e conte a sua experiência, o que mais gostou! Adoro ouvir outras experiências de viagem.

      Beijinhos. Cris.

      Responder
      • Debie Nish

        Pode deixar. ;)

Deixe um comentário