Quando decidi viajar para o Atacama, a primeira coisa que pensei foi como chegar até o Atacama, sem ficar tão caro?

O aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama é o Aeroporto de Calama. A minha passagem foi comprada por um colega que morava no Chile. Ele comprou Santiago-Calama pela Lan Chile (que é mais barata que comprar pela Lan Brasil). Mesmo pagando Brasil-Santiago do Chile + Santiago do Chile-Calama era mais barato que comprar um vôo direto do Brasil até Calama.

Já um casal de amigos que viajou conosco comprou a passagem aérea via Sky Airline – companhia aérea do Chile. O modo de comprar é a seguinte: as pessoas escolhem o vôo, horário, classe, enviam um e-mail para a Sky Airline (ou ligam) e faz a negociação como a compra de uma passagem aérea normal. Os atendentes estão acostumados com esse tipo de serviço oferecido. A diferença de preço para o que é praticado no Brasil é absurda!

Deserto do Atacama: como chegar, transporte, avião

É por esse motivo que não fomos diretos do Brasil para Calama por companhia brasileira. Essas dicas da passagem, descobri no Blog Inquietos. Você mesmo pode fazer as contas e ver a diferença.

As minhas passagens de todos os trechos – Brasil-Santiago e Santiago-Calama (ida e volta) – com todas as taxas custou R$ 1240,00, na época. Para você ter ideia sobre a diferença de preços, a passagem do Brasil para Calama pela Lan Brasil para o mesmo período custava o dobro do preço, praticamente (sem as taxas). Hoje (31/10/2012), fiz uma cotação para verificar se algo mudou, mas não mudou muito não.

Geralmente, resgatar milhas também não vale a pena. É desperdício de dinheiro, de milhas.

Não é possível comprar nas companhias aéreas chilenas por que não são aceitos na transação on line (via site) cartões de créditos emitidos fora do Chile (mesmo internacionais). Essa foi a explicação que nos foi dada pelas atendentes da Sky Airline. Não sei até que ponto isso é verídico.

View Larger Map

As outras maneiras de chegar até o Atacama são de carro ou de ônibus. Quem quiser pode alugar um carro em Santiago. Muita gente faz isso. Pode ser um pouco cansativo, mas, certamente, deve ser incrível subir para a região ao seu ritmo, parando em lugares de interesse. De ônibus é para quem curte um mochilão ou simplesmente quer economizar mesmo. Cerca de 1572 Km. É preciso ter disposição e tempo!

Eu vou enfatizar mais uma vez: reserve 5 dias pelo menos só para ficar no Deserto do Atacama ( (já falei isso em outros posts e concordo com o Blog Inquietos). Não é um lugar que vale a pena ir com menos tempo que isso, na minha opinião. E se eu pudesse, teria ficado é mais! Há muitos passeios para fazer.

Saiba mais sobre como chegar do Aeroporto de Calama à San Pedro mais barato (Deserto do Atacama).

Imagens:
Viagem Digital, Google Maps