Viajar sozinho é o máximo! Conheça o destino por meio do seu próprio ritmo! Já sabe para onde viajar sozinho? Quem viaja sozinho precisa tomar algumas precauções.

O site VIAGEM DIGITAL traz os 10 cuidados para viajar sozinho:

1. Segurança é viagem planejada. Pesquise bem sobre o destino, lugares de risco, o que deve ser evitado, particularidades. Cada cidade possui suas especificidades. Desvende antes de colocar o pé na estrada!

2. Experiências na Web. A internet tem sido considerada uma grande aliada para planejar viagem. Leia os blogs de viagens e descubra sobre as experiências de viagens de outras pessoas. Há sempre algo que pode ser acrescentado.

3. Escolha a hospedagem cuidadosamente. Boa localização (bairros mais seguros). Albergues são a melhor opção para interagir com outros viajantes sozinhos. Verifique aqueles filiados ao Hostelling International para a sua segurança.

4. Cuidado com o transporte para o hotel. Informe-se o tempo, custo aproximado do transporte do aeroporto (ou rodoviária) até o seu local de hospedagem. Existem muitos taxistas que adoram dar “voltinhas” com o turista ou cobrar mais caro em vários lugares do mundo. Negocie o preço antes de entrar no transporte (van, taxi).

5. Não pareça um turista o tempo todo. Não fique exibindo câmera fotográfica (tire foto e guarde rapidamente), não vista camisas turísticas, não ande com guia nas mãos o tempo todo. Dependendo do destino, isso chama atenção e pode deixar a pessoa vulnerável. Precisou olhar algo no guia? Entre dentro de uma loja, um café, por exemplo.

10 cuidados para viajar sozinho

6. Verifique horários, transportes e prestação de serviços. Antes de colocar o pé para a fora do seu lugar de hospedagem, tenha essas informações. Sem falar que locais de prestações de serviços oficiais (guias, hotéis) podem ser mais seguros. Mais segurança = mais informação.

7. Confie, desconfiando. Uma viagem sozinho é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas, trocar ideias, mas ninguém precisa compartilhar tudo com quem acabou de conhecer. Quem você acabou de conhecer não é o seu melhor amigo.

8. Medidas de segurança. Pegue o contato da delegacia do turista do destino, carregue cadeado para malas, use o porta dinheiro para carregar o seu dinheiro/cartão e “turistar”. Certifique-se quais medidas devem ser tomadas em caso de perda/roubo do cartão de crédito (antes da viagem). Tenha cuidado com os seus pertences.

9. Tenha uma visão sobre os aspectos sociais do destino. Ninguém está dizendo que é preciso ser um cientista social para “turistar” com segurança, mas pode ser crucial saber algumas informações para entender sobre a segurança do local.

10. Confie no seu palpite! Acredite nos seus pressentimentos (seja sobre alguém ou algum lugar). Você está por você!

Imagem:
Yehudit Garinkol (Wikimedia Commons)