O que levar para uma viagem no Deserto do Atacama? Essa é uma das coisas que muita gente me pergunta. Na minha opinião isso vai depender de dois fatores: época da viagem e passeios escolhidos no Atacama. Eu viajei em outubro/novembro.

No inverno, por exemplo, é preciso de agasalhos que esquentam mais por que no período da noite faz muito frio na região. Para você ter ideia, nessa época, as temperaturas chegam normalmente a º4C (e até mais baixas).

As dicas do post são feitas a partir do que vivenciei, do que moradores contaram-me e daquilo que considero, realmente, essencial.

Logo abaixo, praticamente uma listinha sobre o que levar. Qualquer dúvida, eu respondo!

O que levar para o Deserto de Atacama: um calçado bem confortável!

Esse é o tipo de calçado mais confortável para se locomover, ir para os passeios. Há quem opte por botas de trekking também (como nossos amigos). Para certas caminhadas no Atacama, é até mais recomendado.

Filtro solar de todos os jeitos para o Deserto do Atacama

Você está no deserto e a proteção solar é essencial. Cápsulas solares + filtro solar para o corpo + filtro solar par ao rosto (FPS 50). As cápsulas solares foram uma das melhores descobertas! Recomendação de dermatologista. Há várias marcas no mercado. Usei da Heliocare. Ela dá um plus na proteção, mas não substitui o filtro solar! Essa é uma dica de ouro para quem é branquinha…

Deserto o Atacama: o que levar na bagagem

Para o Deserto do Atacama, primeiros socorros e muito filtro solar em mãos! (Foto: Viagem Digital)

Boné, chapéu, e camisas de manga longa

Não levei e arrependi profundamente. Esse acessório fez falta, especialmente nos seguintes passeios: Pucará de Quitor, Lagunas Altiplanicas + Salar e Termas de Puritama.

Mochila confortável e grande

Ótimo para carregar os acessórios pessoais, a garrafa de água, filtro solar (renovar a proteção), algumas peças de roupas. Se for com mais pessoas, não é necessário que cada um leve uma mochila. Estávamos em 4 pessoas, cada casal carregou uma mochila.

Objetos de higiene pessoal essenciais

Desodorante, colírio, talco antisséptico, xampu + condicionador, hidratante para a pele, manteiga de cacau (lábios ressecam muito), bucha de banho. Sabonete é oferecido na maioria das hospedagens (verifique na sua). Há quem leve kit de remédios + primeiros socorros. Eu não levei nada disso.

Roupa de banho limpa para o deserto do Atacama

Em alguns passeios, é possível entrar na água, como o passeio das lagunas + a Termas de Puritama. Pegue o seu biquíni, maiô e/ou sunga.

Agasalho + luva + touca porque faz frio no Deserto do Atacama

Quem for fazer o Passeio do Geiser del Tatio vai precisar. Quando fui fez -9,6ºC. E não era inverno! Não comprei nenhuma roupa especial e “deu para o gasto”, mas eu lhe conto que passeio o “frio do cão”, como dizem. Quem for no inverno para o Atacama, é fundamental levar roupas de frio. Quem tiver aquelas roupas “corta vento” é bom. Há uma espécie de legging (tem meia calça também) para usar por baixo da roupa que dizem ajudar muito.

Óculos de sol

Com aquele sol, só um óculos para proteger. Sem falar que o chão reflete os raios solares em algumas regiões (como salar, lugar que tem água). O meu noivo não levou e ficou com os olhos vermelhos e irritados.

Água para hidratar no deserto: muita água!

Não precisa de garrafinha especial, camelbag, dentre outros. Nós comprávamos garrafas de água e colocávamos na mochila. Garrafa grande de água mineral (daquelas de 1,5l). Em San Pedro do Atacama vende. Não precisa levar de Santiago. Não desperdice água. Lembre-se que você está no deserto e ela é escassa.

Roupas leves e próprias de caminhada

Nos passeios durante o dia, roupas leves é o aconselhável. Há quem indique roupas com proteção UV. Eu não quis gastar com isso antes e preferi investir em excelentes protetores e na cápsula. Eu gostava muito de usar calça legging. Embora seja comprida, não é do tipo que esquenta demais, é confortável. O meu conselho é não ficar andando de calça jeans. Use essas calças de ginástica (tanto para homens quanto mulheres). Vale usar o sistema de roupa em camadas, e ir tirando se você for sentindo calor e ir colocando ao sentir frio.

Gente, essas são algumas dicas básicas. É claro que não se pode esquecer aquelas coisas básicas de qualquer viagem, como câmera fotográfica, notebook, adaptador de tomada universal (para viagens internacionais)…