Qualquer viagem é uma experiência única para cada pessoa. O que não muda é o fato de ter que fazer as malas. A maneira de fazer a mala pode variar de acordo com cada destino, de acordo com as necessidades de cada pessoa, mas há alguns elementos fundamentais nesse processo.

A mala inteligente é aquela que é possível levar tudo que é preciso, sem ser uma mala de excessos. Mala precisa ser prática, mas sem ser sinônimo de deixar algo de fora. Não leve quinquilharia!

Neste post, o site VIAGEM DIGITAL dá as dicas de como fazer mala:

1. Anote tudo que você precisará levar a partir do seu planejamento de viagem. Você vai precisar pensar no período que ficará no seu destino de viagem (quantos dias), tipo de viagem (lazer, trabalho), tipo de local (urbano, rural, praia), exterior ou no Brasil. A partir disso, anote tudo o que vai precisar levar, incluindo acessórios, produtos de higiene pessoal. Pense em cada roupa que usará por dia para tentar levar a menor quantidade de roupa possível.

2. Verifique o clima local para você montar a mala mais adequada possível. Ainda que o clima possa sofrer variações, não ocorre uma variação tão distante do que é anunciado na previsão. Isso ajuda a escolher as roupas certas e evitar os excessos.

3. Leve uma mala maior com espaço extra para as compras de viagem. Nunca leve a mala que cabe tudo “na conta”. E mesmo que for uma viagem em casa de familiares, siga essa regra. Afinal de contas, você poderá trazer algo da casa de seus familiares, o que exigirá espaço extra.

4. Verifique se no local que você vai se hospedar possui algumas facilidades. Há pessoas que utilizam secador de cabelos com freqüência, ferro de passar roupa ou não cobra para usar toalha de banho. Isso ajuda a levar volume a menos na mala.

5. Toda a embalagem com líquidos deve ser embalada em sacos plásticos. Caso abra ou estoure na mala, não faz aquela bagunça.

6. Passe todas as roupas antes de colocar na mala, dobre-as o mínimo possível ou faça rolinhos. Isso evita que amarrote muito.

Dicas para Fazer Mala

7. Para ajudar a desamarrotar a roupa, deixe-a no banheiro em um cabide. O vapor do chuveiro quente enquanto você toma banho ajuda a desamarrotá-la.

8. Para aproveitar melhor os espaços, coloque as meias e cintos dentro dos sapatos.

9. Os sapatos devem ser colocados com a sola virada para as laterais. Com isso, você não estraga sua mala e aproveita melhor os espaços dentro dela. Otimização!

10. Jeans e jaquetas devem ficar na parte debaixo, blusas e camisas na parte de cima e as roupas íntimas (calcinha, cueca, sutiã) devem ficar nos espaços restantes.

11. Para viagens de trabalho, anote tudo que vai precisar e depois inclua em sua mala. Celular, calculadora, notebook, caderno de anotações, agenda, cartões de visita, canetas. Cada tipo de trabalho é uma exigência material diferente. Separe o que tem que ir como bagagem de mão e o que tem que ir na mala para ser despachada.

12. Jóias e objetos de valor (incluindo dinheiro) devem ser levados na bagagem de mão.

13. Não esqueça sua câmera fotográfica! Em qualquer tipo de viagem você sempre poderá se deparar com algo legal que queira fotografar, mesmo sendo uma viagem de trabalho! Registre aquilo que achar legal e que queira guardar de lembrança!

O que você acha que não pode faltar na hora de fazer mala de viagem? Deixe a sua opinião (nos comentários).

Imagem:
Producer (Wikimédia Commons)

  • Pingback: Viagem Digital » Blog Archive » Benefícios da Baixa Temporada

  • João

    Escova e fio dental. Se tiver dentes implantados, escova interdental. Óculos “ray ban”,bonés,gorros,creme de barba, loção pós-barba, aparelho de barbear, polvilho antisséptico para pés,tênis para caminhada, meias próprias de varizes se tiver o problema, remédios que costuma usar, desodorantes (recipientes com 50 ml), lenços de papel, vidrinho de 100 ml de scot, uísque 12 anos para relaxar na saída. Acho que é só o que me lembro. Boa Viagem.

  • MARIA

    Tudo q vc não pode comprar na cidade. Exemplo: remedio seus, os demais é só ir no mercado, ou ljs. e comprar tudo.

  • Cecilia

    Como colocar os vestidos na Mala? Pra mim é sempre difícil!

    • http://www.viagemdigital.com.br viagemdigital

      Cecília,

      O aconselhável é colocar as peças delicadas (como vestidos, camisas…) por cima. Ainda, assim, vai amarrotar um pouquinho. Nesse caso, vale usar a técnica de colocar o vestido em um cabide no banheiro em um cabide que o vapor do chuveiro quente ajuda a desamarrotar.

      Na verdade, existe várias técnicas de arrumar mala. Essa é a que conheço. Se alguém conhecer outra maneira de carregar os vestidos pode contar aqui!

      Beijinhos.

      Cris.

  • Fabrício

    Dependendo da duração da voo, é importante levar Dramin ou algum outro remédio que faça dormir. Ótimo artigo!

    Abraços,

    Fabrício

  • Pingback: Viagem EUA: cadeado TSA, para bagagem segura | Viagem Digital