Ficar conectado ou não nas viagens?

Essa questão divide muitas opiniões, especialmente porque muita gente acredita que atrapalha a viagem. É preciso estar conectado com bom senso. Usar a internet em favor da viagem pode ser maravilhoso e extremamente útil. E melhor: pode tirar a gente de cada “enrascada”…

Para dirigir nos Estados Unidos, por exemplo, é indispensável. Quantas vezes, no caminho para um lugar, avistei um restaurante que me senti atraída e resolvi consultar as críticas antes de entrar? E, como facilita para dirigir e usar o GPS! Que coisa mais legal é poder usar o mapa “on time“. Que delícia é, mesmo com cronograma, dar a louca e mudar o trajeto do dia com a ajuda do celular para escolher o “melhor” ponto! Que bom é poder resolver rapidinho do outro lado do mundo! Ou, fazer aquela ligação quando você está dando uma “respirada” no percurso do dia!

Dá para perceber que sou muito a favor do uso do celular em prol da otimização e da qualidade da viagem. O w-fi do hotel não é suficiente para mim em uma viagem. Todo mundo quer usar o smartphone, mas não quer entrar no “vermelho”. Portanto, esqueça a opção “roaming” – que é um absurdo de caro!

Há uma maneira mais barata e muito fácil de ficar conectado. É o SIM card (subscriber identity module) é uma das maneiras mais baratas para isso! Salve o chip de celular!

Dicas de viagem internacional - internet no smartphone

Como é usar internet no celular no exterior?

O SIM card é um chip para dispositivo móvel, com tecnologia GSM, encontrado nas principais operadoras de telefonia dos países de todo o mundo. O celular precisa ser desbloqueado e aceitar o 3G (em alguns casos, o 4G).

As operadoras locais oferecem plano ou pacote pré-pagos. Muitos até se referem como “chip pré pago”. A velocidade da internet costuma ser de 500Mb, mas isso pode variar. E, em muitos países, o acesso a internet é bom e barato. Há também alguns chips que são válidos para o mundo todo (MaxRoam, One Sim, World Sim, por exemplo). Na minha opinião, usar o chip pré-pago da operadora local é o mais interessante!

Você coloca atrás do telefone, no mesmo lugar do seu chip. Muitas pessoas tem dúvida se é possível usar o número do Brasil quando usa o chip pré-pago de outro país. A resposta é não é possível! Mas, o seu número do What’s app não muda e você continua o usando!

Os sites PrePaid GSM e Pay as you go SIM with Data dá para pesquisar as operadoras de diversos países de todo o mundo. Facilita o planejamento de viagem. Dá para escolher a operadora daqui.

Deixe-me abrir um parêntesis, por gentileza! É no momento do uso dessas opções pré-pagas no exterior que vemos o absurdo que pagamos na telefonia móvel no Brasil.

Posso usar o meu cartão SIM para uma viagem futura?

Depende. Geralmente, o cartão SIM possui data de validade. Então, mesmo que você volte para o mesmo país, pode ser que a data tenha expirado. A data de validade varia. Em alguns casos estão em concomitância com o plano, em outros por 3 meses. Depois de um determinado período (que varia para cada operadora), o cartão (incluindo o número) será desativado. Nesse caso, você terá que obter um novo cartão, caso retorne para a cidade que comprou.

O chip da T-Mobile que compramos nos Estados Unidos já viajou com alguns amigos nossos tempos depois. Funcionou normalmente.

A experiência do VIAGEM DIGITAL

Abaixo segue as operadoras que já usamos, com os respectivos lugares. Vamos completando à medida que usarmos mais!

  • Estados Unidos. T-Mobile. 500 Mb de internet, com ligações e SMS ilimitados para todo os EUA.
  • Canadá. Koodo Mobile que usamos. 1G de internet, com ligações e SMS ilimitados para todo o Canadá.

Dicas extras sobre SIM card no exterior

  • Geralmente, a internet já funciona minutos depois. Há lugares do mundo que precisa de um prazo de 12-24 horas. Programe-se!
  • Mescle o uso do wi-fi com a internet móvel. Download/upload de fotos realize apenas no wi-fi. É mais sensato!
  • Não compre dos quiosques nos Estados Unidos! Há quiosques que vendem o SIM card pré-pago (assim como as bancas de revista aqui no Brasil). Nos quiosques, o valor é bem mais caro que nas lojas oficiais das operados. Para que pagar mais caro, se você pode pagar mais barato.
  • Dá para usar o skype! Muita gente tem dúvida se a internet do cartão SIM permite usar o Skype. Dá sim, minha gente! Mas, se você puder usar o wi-fi, melhor, né?

Usou internet em algum lugar? Possui alguma dúvida? Quer compartilhar algo conosco? Deixe o que pensa nos comentários!

  • http://www.viagemdigital.com.br/ Viagem Digital

    Henrique, querido,

    Obrigada por seu comentário! Internet ajuda muito na viagem, especialmente, na consulta do GPS. Precisar de algo, só falar!

    Beijinhos. Cris.