Saga Viagem Chile – Deserto do Atacama continua…

Quem viaja para essa região, precisa, obrigatoriamente, fazer um passeio de bicicleta por São Pedro do Atacama. Na cidade, aluga bicicletas, cadeados, equipadas com capacete e de marcas boas.

Faça um passeio de bike! Pode ser na própria cidade, em regiões próximas, por lugares mais longínquos… Siga o seu ritmo e pedale!

Esse passeio consiste em bicicleta + caminhada pelas ruínas de Pucará de Quitor (trekking no deserto).

O nosso aluguel para o casal custou $ 6000,00 (pesos chilenos), cerca de R$ 23,00 na época. Retiramos a bike no dia anterior. O planejamento era sair cedo. Entregamos por volta de 13h, já que tínhamos um o Passeio da Termas de Puritama no período da tarde.

Vou contar como fizemos esse passeio. Uma delícia! Essa é uma ótima maneira de ocupar a metade de um dia. Pegamos as bikes e seguimos em direção à Pucará de Quitor. Está localizado cerca de 3 km do centro de São Pedro.

Passeio de bicicleta no Atacama: Pucará de Quitor

Leve os cadeados, vá de capacete (escorrega bastante em algumas partes por causa da areia), leve muita água e não esqueça de passar bastante filtro solar antes.

Nós passamos pelo caminho errado e, ao invés de entrarmos na entrada de acesso ao “parque”, fizemos a volta por fora. Adoramos nos perder! Esse foi um caminho feliz por que conhecemos o entorno (do lado contrário da entrada) das ruínas, com uma paisagem do Deserto do Atacama deslumbrante e inacreditável.

Pucará de Quitor: subida, paisagem do Deserto do Atacama

Em seguida, pegamos o caminho certo. Ao chegar na entrada de Pucará de Quitor é necessário pagar uma entrada, pois é uma área protegida. Nós pagamos, na época (novembro/2011) cerca de $ 3000,00 (pesos) para duas pessoas, o que deu, pela conversão naquela época, cerca de R$ 11,00.

Na entrada há um lugar próprio para prender as bikes. Vá ao banheiro, pegue a sua mochila com água e prepare-se para subir. Gastamos cerca de 1h para subir e descer as ruínas, em ritmo normal. É um pouco cansativo por que à medida que vamos subindo, a sensação de cansaço é maior que em qualquer lugar por causa do ar rarefeito.

Caminhada nas ruínas de Pucará de Quitor

Aproveite para observer a paisagem do deserto (entorno), as ruínas e, principalmente, o céu! Nesse passeio no deserto é possível entender por que esse céu é considerado um dos mais lindos do mundo!

* Um pouco da história de Pucará de Quitor

Pucará Quitor são ruínas de sociedades de coletores caçadores. Esse povo construiu esse importante “monumento” data do século XII e representa a vida de um povo com inovações tecnológicas incríveis. A antiga construção (pré-inca) que existia nesse lugar era formada por volumes construídos de pedras grandes e pequenas alternadas. A localização era estratégica para os povos que viveram nesse local. Em 1540, os espanhóis invadem o local e matam violentamente todos os nativos. O local foi restaurado em 1981, declarado patrimônio nacional em 1982.

Gente, esse lugar é incrível e vale muito a pena!