Uma das dicas mais importantes que qualquer blog de viagem pode dar é sobre hospedagem.

Não entendo alguns blogs que colocam apenas as experiências de viagem, mas não ajudam outros viajantes/turistas compartilhando esse tipo de informação.

Hoje vou falar sobre a minha hospedagem em San Pedro de Atacama.

Há inúmeras opções para se hospedar no Deserto do Atacama, para todos os gostos e bolsos. Eu queria uma hospedagem com bom custo x benefício. Nada de luxo em pleno deserto!

É importante ressaltar que, se você planejar bem a sua viagem, vai conseguir ocupar praticamente todo o seu tempo de estadia na cidade com passeios, atividades e quase não vai permanecer no hotel (ou hostel, pousada). Então, não vale a pena pagar tão caro na diária.

Eu fiz uma planilha com a 21 meios de hospedagem. Inclusive, em outro post, dei as 6 dicas para escolher hospedagem no Atacama.

Nessa lista havia o Hotel Dunas que era o meu lugar favorito para hospedar, que estava bem cotado no Trip Advisor. Mas, quando fui reservar, já estava lotado por que era feriado no Chile e muitas pessoas estavam indo para o Atacama. Vários lugares que eu queria ficar já estavam totalmente lotados! Um erro de planejamento de viagem – não verificar os feriados.

Hospedagem em San Pedro de Atacama: Hostal Elim

Eu solicitei ao dono do Hotel Dunas uma indicação de um lugar para ficar que tivesse o mesmo padrão. O Antonio (do Dunas) indicou-me o Hostel Elim.

O preço foi cerca de $ 37.000,00 sem IVA para quarto/casal com banheiro privativo (cerca de R$ 148,00 na época – novembro-2011). Não foi tão baratinho…

O Hostel Elim é o lugar que ficamos hospedados! O local é rústico e possui ambiente familiar, parece uma pousada. O quarto de casal possuía: uma cama de casal, uma cama de solteiro, uma prateleira para colocar mala e pertences, banheiro privativo, aquecedor. A cama era muito confortável. Tinha wi-fi!

Hostel no Atacama: Elim

O mais importante: tudo limpo. Havia limpeza nos quartos todos os dias e era impecável! Sou bastante exigente com limpeza.

A desvantagem do Elim foi só o café da manhã, que era muito regrado. As fatias de pão eram contadas. Uma xícara de café com leite. Não havia frutas, cereais ou iogurtes. Podia escolher apenas entre 2 fatias de frios (presunto e mussarela) ou 1 ovo para colocar no pão. Tinha manteiga também como opção. O café poderia ser melhor. Pessoas que comem mais tem que comprar algo para complementar.

A hospedagem de Santiago  foi melhor em termos de café da manhã.

Mesmo assim, o Elim foi uma opção acertada! Albergue no Atacama com cara de pousada!

Imagens:
Hostal Elim , Viagem Digital