Passeio no Atacama: Lagunas Altiplanicas + Salar de Atacama
O post dá a continuidade aos meus relatos de viagem no Chile (Santiago, Vinhedos próximos, Atacama, Valparaíso, Viña del Mar). Essa é a parte do Deserto do Atacama. Todos os passeios foram incríveis e especiais.
O passeio Lagunas Alplanicas + Salar foi o meu primeiro passeio tour, com horário previsto de duração 07:00-15:30h e incluiu o almoço, com o almoço incluído. As agências praticam a mesma faixa de preço e na tabela esse passeio custou $ 27.000,00 pesos (em novembro/2011). Claro que paguei mais barato, né gente? Em outro post, vou falar detalhadamente disso e dar todas as dicas para os pechincheiros de viagem. Você precisa pagar a entrada no lugar. Não está incluído no valor do passeio. O lugar está dentro de um parque de proteção ambiental.
Leia também
Na minha opinião, todos que visitam o Atacama devem fazer esse passeio. Ele é um passeio abrangente que inclui vários locais e o tour por si só é incrível.
Geralmente, inclui os seguintes lugares: Toconao + Valle del Jerez + Salar de Atacama + Lagunas Miscanti e Meñiques + Socaire. Tem lugar que só passa, não para.
Esse tour é muito especial para mim por que queria conhecer os flamingos (ave que está na segunda imagem, acima). Uma oportunidade de observar uma diferente formação geológica e perceber como o deserto pode ser diverso. A imagem que muitos possuem do Atacama é de ser um nada. Quando eu estava planejando essa viagem, muitos perguntaram-me: o que você vai fazer no deserto? Olhe aí o que fui fazer! Olhe o que fui ver!
As lagoas Miscanti e Meñiques são maravilhosas. Nenhuma foto é capaz de expressar a emoção que é observar todos esses lugares. A lagoa Miscanti é formada partir de águas subterrâneas, pela infiltração da chuva. A lagoa Meñiques possui águas que vem do subterrâneo e representa um importante lugar de reprodução da “Tagua Cornuda” (ave chilena). Não vi essa ave.
No inverno, os o guia turístico disse que as lagoas ficam totalmente congeladas, com temperaturas abaixo de zero. Na parte dessas lagoas, o tempo é mais friozinho. Quem diria? Friozinho em pleno deserto.
No povoado de Socaire tem uma lojinha de artesanato que grande parte dos tours param. A dona dessa loja possui uma lhama domesticada (daquele tipo “para turista ver e tocar”). Esse foi o meu primeiro contato com as lhamas. Elas são lindinhas!
Esse é um passeio que não dá para perder!
Una hermosa paisaje.
Imagens:
© Viagem Digital
Veja também
Roteiro Chile: Santiago – Deserto do Atacama – Valparaíso – Casablanca {todos os posts}
Rota dos vinhos de Casablanca (Chile): Casas Del Bosque
Passeio no Atacama: tour astronômico “Space Celestial”
Passeio no Atacama: Valle de la Luna + Valle de la Muerte