Continuo a relatar a minha viagem no Chile... Todos os passeios foram incríveis e especiais. Quem vai para o Deserto do Atacama, obrigatoriamente deve fazer esse tour. É incrível, fantástico, maravilhoso… Diferente de tudo que eu já vi.

Esse tour mostra particularidades geográficas e culturais que só podem ser encontradas no norte do Chile. Você vai ver um nascer do sol maravilhoso, uma piscina termal deliciosa, espécies de animais diferentes (vicunha em uma das imagens)… É totalmente incrível.

O passeio começa bem cedo. Por volta de 05 h am (da manhã), com retorno por volta de 13h, 14h. Todas as empresas, praticamente, abrangem esses locais: Geysers del Tatio + Piscina Termal + Pueblo Machuca.

O VIAGEM DIGITAL trouxe também: Passeio nas lagunas + salar (Atacama).

Lembre-se que o Geiser del Tatio está dentro de um parque, que cobra entrada. Quando fui era $5000,00 pesos por pessoa (a inteira). Aceitava carteirinha de estudante! Leve a sua, se tiver! As entradas dos passeios são pagas à parte e as agências não as incluem no valor do passeio. Quem paga é você mesmo.

Deserto do Atacama: Geysers del Tatio

É aconselhável que se faça esse passeio depois de alguns dias de permanência no Atacama. Na região do Geiser del Tatio, o ar é mais rarefeito e algumas pessoas podem passar mal. Eu fiz no meu 3º dia em San Pedro do Atacama. Não tive escolha. Por que, em geral, as agências esperam fechar um grupo para levar. No dia que fomos, o dia disponível era esse e embarcamos nessa.

Os campos geotérmicos do Geysers del Tatio está a 4320 metros de altitude, localizado na cordilheira andina. O vapor d’água sai através de fissuras na crosta terrestre e alcança uma temperatura de aproximadamente 85ºC.

Deserto do Atacama: o frio do Geysers del Tatio

Vá bem agasalhado. Quando fui (novembro/2011) fez -9,6ºC (veja na imagem, com o relógio). Muito.. Muito.. Muito.. frio. No inverno, chega a fazer -20ºC aproximadamente. Já imaginou? Em San Pedro do Atacama estava calor, mas não era a época mais quente do ano. O brasileiro, em geral, não está acostumado com esse frio. É muito interessante perceber como o nosso corpo reage ao frio extremo. Faz muito frio… Em As agências que realizam os passeios oferecem chocolate quente, chá e pão para um café da manhã no lugar. Observe na imagem o nosso chocolate esquentando dentro do gêiser.

Deserto do Atacama: Piscina Termal quente no Geysers del Tatio + Vicunha em Machuca

Vá com roupa de banho, toalha! O passeio engloba uma piscina termal nos Geysers del Tatio. Água quentinha… Do lado de fora muito frio e dentro, bem quentinha. Não tem infra estrutura para trocar de roupa ou algo assim. Não se importe com isso. Aproveite! Um lugar singular…

Em seguida, o passeio vai para Machuca (imagem abaixo). É um povoado localizado há 4000 metros de altura e encontra-se praticamente despovoado devido à imigração das famílias para outras regiões próximas. Há algumas famílias, mas são poucas.

Deserto do Atacama: Povoado Machuca + lhama

No povoado Machuca, é possível degustar deliciosas “empanadas”, churrasquinho de lhama. Minha dica: experimente a empanada de queijo de cabra com cafézinho. Uma delícia! Todo o lugar é incrível. E ver as lhamas domésticas de pertinho é uma emoção!

Pessoal, gostaram desse passeio? Vai para o Atacama e quer alguma dica? Deixe o seu comentário!