Vancouver Aquarium (Canadá): ver o mar sem entrar
Golfinho, beluga, tartaruga, água viva, tubarão, foca, jacaré, peixe palhaço, alga marinha e vários peixes. Tudo isso e muito mais pode ser visto no Vancouver Aquarium (Aquário de Vancouver). Maneira fantástica de aprender sobre a vida marinha e sobre o Canadá também!
Passeio em Vancouver para curiosos, para família, para levar crianças, para quem gosta de aprender, para ir sozinho… Vancouver Aquarium está localizado dentro do Stanley Park. É mais uma das generosas atrações do parque e atrai gente de todo o mundo.
Leia também
As espécies de peixes colorem o ambiente! Há legendas interpretativas, que trazem nomes das espécies e, em alguns casos, contam curiosidades, aplicações medicinais, como é o caso de um sapo que se encontrava por lá.
O ingresso não é barato. Quem está de carro também precisa pagar estacionamento. Mas, é um passeio para perceber como a vida marinha é linda e colorida! E, lugares assim são importantes para o nosso aprendizado, em todas as idades!
De acordo com o Vancouver Aquarium, a maioria dos animais foi resgatada, está em reabilitação e/ou não possui condição de permanecer no mar de forma segura por algum motivo. Muitos são enviados pelo órgão do oceano e pescas do Canadá e/ou outros aquários. É o que dizem, né?
Cito como exemplo uma lontra que viveu por lá que foi resgatada em British Columbia com ferimentos a bala e os veterinários constataram que o animal estava cego e com uma nadadeira quebrada. Mandaram para o Aquário de Vancouver para reabilitação. Bonito esse cuidado, né?
Por outro lado, há momentos que cheguei a questionar se o tamanho do espaço era suficiente para os animais. O tanque de água parecia pequeno para a beluga, por exemplo. Não sei dizer, não possuo conhecimento no assunto. E, os pinguins pareciam assustados com a presença de tanta gente e não tinha um lugar adequado que eles pudessem se isolar, caso não quisessem estar ali na frente das pessoas (como tem em alguns zoológicos, que o bicho entra pra dentro e ninguém o vê mais).
Ao chegar, quem se interessar, pode ir direto conferir a disponibilidade para os shows com a beluga/golfinhos e, também, exibição do filme 4-D! Tudo lota rápido! E, essas atrações possuem capacidade máxima de lotação. Fim de semana costuma ser sempre cheio!
Para falar a verdade, não gosto muito de animal usado como entretenimento. Não acho interessante e questiono-me sobre a nossa responsabilidade enquanto turista/viajante sobre afiançar esse tipo de prática. Afinal de contas, esses não são animais de estimação. Não é mesmo? Vocês pensam sobre isso? A partir de agora, gostaria de evitar lugares que usam animais como entretenimento.
Já a experiência do filme 4-D do aquário é genial! É um filme sobre a vida marinha. Você vai sentir o assento lhe cutucar, a baleia do filme lhe “cuspir água” e, até mesmo, um sustinho de algum “bichinho” marinho. Não se preocupe, você não vai sair de lá machucado. É divertidíssimo!
Os aquários são incríveis! Para observar por horas! Há uma parte inteira sobre a vida marinha de British Columbia, outra seção completa sobre rãs/sapos (mostra até o uso medicinal desses animais). Você vai conseguir ver também alguns fósseis.
É um espetáculo ver as águas vivas! Parece dança nos aquários! É realmente muito lindo! Certamente essa é uma das partes mais populares do local. Os tanques de água viva são verdadeiras obras de arte!
O aquário possui até pássaros, minha gente! Papagaios, tucanos, arara azul. Nada que não possamos ver no Brasil em algum zoológico. Isso parece meio descontextualizado da proposta do aquário.
A comida no local é absurdamente caro! Essa é uma reclamação até de canadenses! Eu já sabia e não comi no local!
Mesmo com os pontos negativos apontados, acho que vale a visita! Aquário é ver o mar sem entrar!
| |Vancouver Aquário no Stanley Park||
845 Avison Way, Vancouver, BC V6G 3E2, Canadá
[email protected]
http://www.vanaqua.org/contact
Veja também
Tendências de viagem para 2016 (destinos turísticos no Brasil e no exterior)
Lynn Canyon Park em North Vancouver (Canadá)
Visto Canadá passo a passo (com aplicação on line)
Banff e Lake Louise no Canadá: roteiro de dois dias pelas montanhas rochosas