Quem gosta da combinação cultura + ler + Buenos Aires precisa conhecer um dos lugares mais fantásticos dessa cidade. Um local para um momento de deslumbramento, para curtir sem pressa e vivenciar um pouco do clima “cult” portenho. Sempre pergunto-me como alguém consegue visitar Buenos Aires e não ir ao El Ateneo Teatro.

Essa é a livraria mais famosa dessa cidade. Não é só por isso. O El Ateneo Teatro é um conjunto de história + tudo de livro + arquitetura + beleza. Não dá para não visitar. Qualquer bom guia de Buenos Aires trará esse lugar como um atrativo turístico imperdível e essencial. Um pouco de Buenos Aires de passa por aqui.

O espaço já foi um teatro, convertido em cinema e, por fim, virou a “livraria teatro” mais elegante e cultural da América do Sul. Hoje essa livraria atrai turistas do mundo todo. Surge como um teatro (o Grand Splendid) em 1919 e passa por todas essas transformações.

Buenos Aires

Esse lugar é um verdadeiro espetáculo! Todo o sentimento do Grand Splendid permanece no El Ateneo. Camarotes, talhas ornamentadas, palco, cortinas do palco, detalhes arquitetônicos de um teatro, teto pintado pelo artista italiano Nazareno Orlandi. É contagiante estar em um lugar que conserva todo o clima de teatro e, ainda, poder mergulhar nos livros. Um lugar único.

O El Ateneo é tão bacana e completo que em 2008 fez parte de uma lista do The Guardian das melhores livrarias do mundo. Um ótimo lugar para comprar livros de todos os gêneros, especialmente dos grandes escritores argentinos.

Buenos Aires

São cinco andares esplendorosos para você se deliciar. Sem falar que conta com um café que fica em cima do palco do teatro. A livraria El Ateneo está localizada na Avenida Santa Fé, no. 1860, no bairro Recoleta.

O El Ateneo é um lugar que não pode faltar em seu roteiro de Buenos Aires!

Imagem:
© Viagem Digital