Usar viagem ou viajem? Quando uso essas palavras? Qual a diferença entre elas? Elas são a mesma coisa? Uma letrinha diferente muda tudo!

Por incrível que pareça, uma dúvida bastante comum de muitas pessoas é quando usar o viagem ou viajem. O site VIAGEM DIGITAL ensina você aproveitar melhor a sua viagem e usar o vocabulário correto.

Vocabulário: viagem ou viajem

A língua portuguesa possui muitas minúcias. Cada detalhe é importante para empregar corretamente a língua.

Viagem com g é substantivo. Usa-se com g quando estamos falando da viagem enquanto “coisa”. A maior parte do seu uso, enquanto substantivo, exerce função de sujeito. Pode ser acompanhado por artigo. Usamos assim:

  • A viagem foi boa. Vou planejar a viagem. A viagem para o Chile está sendo organizada. A viagem será maravilhosa. Boa viagem! Viagem tranquila é viagem planejada.
Viagem ou Viajem?

Se você quer falar um português correto, é recomendado aprender a diferença entre viagem e viajem, evitando assim passar vergonha com erros bobos. (Foto: divulgação)

A palavra viajem vem do verbo viajar. Por isso, viajem possui sentido de verbo. Usado no presente do subjuntivo ou no imperativo (tempos verbais). Quando se usa a viajem com j significa que essa ação de viajar está sendo exercida na frase. Por isso, em formais verbais é sempre com j. Usamos assim:

  • Vou comprar as passagens aéreas, para que eles viajem. Quero que eles viajem tranquilos. Não viajem de carro, pois está chovendo muito!

Conseguiu perceber a diferença? Um é substantivo e outro é verbo. Se for como substantivo é com g. Se for como verbo é com j. Saber empregá-las corretamente é importante para não errar. Não escreva errado!

Que todos viajem com a língua portuguesa afinada! Viagens são momentos de descobertas e experiências.

Querem saber mais sobre viagens? Deixem nos comentários suas sugestões, críticas, e dúvidas. Estamos aqui para ajudar!